quarta-feira, 13 de junho de 2018

Avaliação - Demonstrações

- demonstração de seu processo no decorrer do semestre
15 pontos - socialização do processo clara na qual a maioria dos colegas consegue
questionar e comparar com seu próprio processo
15 pontos - capacidade de dialogar sobre seu processo relacionando a prática e as
leituras - disponibilizar Caderno do Eu para consulta da professora


De modo geral, as demonstrações estão sendo boas oportunidades de tirar dúvidas sobre o entendimento prático do conhecimento somático acessado na disciplina. Entretanto há uma desvalorização da reflexão e um distanciamento dos textos lidos.


O debate a partir das demonstrações e o retorno dos colegas ainda estão fracos. A
atenção maior está nas diferentes idéias das demonstrações, na surpresa que alguns colegas
trouxeram, em especial na criatividade estética e nas identificações entre os processos. Grande
parte das observações ainda gira em torno de gostar. As falas que se remeteram aos textos estão, em grande parte, superficiais ou genéricas. Têm sido afirmações de reconhecimento nas atividades práticas de noções amplas dos textos lidos.

No último dia das demonstrações, amanhã, quinta feira dia 14 de junho, será exigida participação mais qualificada, em que cada um deverá apresentar reflexões e questões mais específicas. Notem que questões são bem vindas, tanto de quem demonstra quanto de quem debate. Todas as afirmações sobre ser interessantes deverão, necessariamente, ser acompanhadas de justificativas. Portanto, oriento que todos estudem os textos, tragam por escrito os pontos que querem discutir para sermos mais competentes, e relacionem com as demonstrações.


Serão avaliados entendimento dos textos; relação entre a demonstração e ponto destacado
na leitura e questões sobre os textos, sobre as práticas e sobre as relações entre textos e
práticas. Ontem, no segundo dia de trabalho avaliativo, algumas reflexões foram mais consistentes como a comparação entre as sombras das demonstrações de Kayro e de Duda. Esta proposta de análise comparativa é bem interessante. Pensei em outras possibilidades, por exemplo:

Usando a comparação: Foi reconhecido que as demonstrações de Maria Eduarda e Carla abordaram a propriocepção. Em que o modo como a Maria Eduarda apresentou a noção de propriocepção é semelhante ao modo como Carla tratou da propriocepção na demonstração de seu processo? Em que se diferenciam?

Avançando além da demonstração apreciada: A proposta de demonstração de Rafaela poderia revelar as diferenças entre tecnologias internas das pessoas que participaram da demonstração? Se sim, os participantes podem apresentar suas versões para que possamos analisar.


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