segunda-feira, 18 de março de 2013

Lygia Clark e Educação Somática

Encontrei uma tese muito interessante que aprofunda a relação entre nossos estudos e o trabalho de Lygia Clark trazida por Marcelo.

O nome da tese:

As contribuições das abordagens somáticas na construção de saberes sensíveis da dança : um estudo sobre o Projeto Por que Lygia Clark?

A autora:
Ana Maria Rodriguez Costas

Resumo:

Esta tese analisa as relações e as contribuições das abordagens somáticas e do trabalho da artista plástica Lygia Clark na construção de saberes sensíveis da dança, mais especificamente da dança contemporânea. O lócus da investigação foi uma disciplina ofertada em um Curso de Graduação em Dança do município de São Paulo, intitulada Ateliê Somático em Dança, na qual foi desenvolvido um Projeto nominado "Por que Lygia Clark?". Dialogando com alguns dos procedimentos da referida artista, com a exploração sensorial de objetos e com o contato com elementos da e na natureza, foram realizadas experiências somático-dançantes como: sacos de água, múltiplos objetos, sacos de ar e praia. As narrativas e análises dessas experiências evidenciaram a emergência de gestos e qualidades expressivas de movimento ainda desconhecidos pelos sujeitos-dançarinos, resultantes das investigações corporais junto aos sentidos, às sensações, à remodelagem da percepção e à mobilização do imaginário. Para fundamentar tais práticas, foi elaborado um inventário de conhecimentos acumulados sobre o desenvolvimento da sensibilidade ou o saber-sentir no trânsito somático-dançante, pelo qual a prática docente foi realizada, possibilitando a sistematização de algumas técnicas de emergência da expressividade e da criatividade. Considerando ainda a noção de experiência, foram realizados alguns apontamentos quanto às condições para o aprendizado dos saberes sensíveis nas relações do corpo com objetos e do corpo com os outros corpos para a apropriação de conteúdos e, fundamentalmente, a apropriação de sentido pelo sujeito. Por fim, resultam dessa pesquisa concepções, conhecimentos e procedimentos formulados nos conceitos de corpo-sensível, corpo-plástico, corpo-continente e corpo-diálogico, os quais dizem respeito a alguns saberes sensíveis e inteligíveis apontados aqui como significativos à formação do futuro artista da dança e do professor de dança contemporânea, pois é no encontro com as abordagens somáticas que os dançarinos fortificam-se como sujeitos descobridores e investigadores de outras sensibilidades corpóreas, daí a abertura para outros possíveis agenciamentos motores, estéticos, artísticos, éticos, poéticos, políticos e educacionais. 

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