Roda de conversa:
• Comentários sobre as postagens no blog, relacionando bibliografias lidas e caderno do nós;
• Orientação sobre o trabalho final, o qual deve refletir a experiência do eu, individual e coletivamente. Tentando não ser genérico, especificando detalhadamente a evolução do processo;
• Reflexões acerca do texto: Gesto e Percepção, escrito por Hubert Godard, que fala sobre uma mesma coreografia organizada de formas diferentes, só percebidas se analisadas minuciosamente (cada pessoa tem sua forma de organizar movimentos);
• Organização anterior ao movimento (apoio, impulso, levantamento do braço, etc.);
• Reiteração da necessidade de especificar a referência bibliográfica dos termos técnicos usados nos textos escritos por nós, pois estes termos além de não ter sido criados por nós, podem variar o significado de um autor para outro;
• Menção à técnica Alexander, ao Dalcroze.
Momento prático-reflexivo:
• Apresentação em Datashow de: musculaturas do rosto que podem ser alongadas a fim de tonificá-las;
• Com os olhos fechados, fizemos um exercício de organização postural, buscando uma atenção para o rosto;
• A professora pediu para lavarmos bem as mãos, depois fizemos um trabalho de manipulação de músculos da face (ocular, da bochecha, mais próximo ao nariz, perto do queixo), lado direito e lado esquerdo, às vezes introduzindo os dedos na boca a fim de conseguir esticar/ alongar os músculos tonificando-os;
• Verificamos o efeito deste alongamento, primeiro de um lado, depois do outro;
• Estando o rosto aquecido, a professora propôs treinarmos sete máscaras de expressão facial em frente ao espelho: estreita, larga, curta, longa, fechada, aberta e assimétrica;
• Exercício da fala com as máscaras treinadas, projetadas no rosto, suavizando e naturalizando aquela expressão, seguido de comentários e risadas a partir das expressões que eram formadas;
Imagem disponível em: <http://thumbs.dreamstime.com/t/m%C3%A1scaras-teatrais-15221156.jpg> acesso em nov. de 2015.
• Improvisação com atenção à expressão facial, deixando o corpo todo envolvido no movimento. Um fundo musical poderia ser o ponto de partida para conduzir o corpo;
• Também foram visualizadas no Datashow máscaras que moldam diferentes expressões, pessoas de diferentes nacionalidades em trabalhos, cuja expressividade está à mostra.
Comentários importantes:
• A postura influencia na expressividade do artista;
• Referência à musculatura Isquiotibial, a qual varia de tamanho se a lombar é alongada ou encurtada;
Imagem disponível <em: http://cecor.mx/wp-content/uploads/2013/07/post_desgarro-isquiotibial.jpg> acesso em nov. de 2015.
• Os significados do olhar;
• A importância da maquiagem para delinear o rosto.
Havendo necessidade de corrigir ou acrescentar alguma coisa, estejam à vontade para adequar o meu post.
Até o próximo encontro!
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