terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Registro da aula de 30/11/2015 [integral]

Foi uma aula de recapitulação de conceitos que foram colocados ao longo do semestre e experimentados em 5 improvisações propostas.

Primeiramente, solicitou-se que nos atentássemos para os movimentos repetidos, aqueles que sempre aparecem em movimentações e improvisações, e se eles têm algum significado ou se são apenas “encheção de linguiça”.

Partimos então para o trabalho de sensibilização do pé com a bolinha de borracha. Começando com aplicação de uma leve pressão do pé na bolinha afim de ativar a percepção de pele. Depois, com uma pressão média, acordar a musculatura do pé e, por fim, usando uma pressão mais forte para massagear os ossos abrindo os espaços entres eles.

Com os dois pés acordados, revisitamos o “enraizamento dos pés” e iniciamos o primeiro improviso explorando os apoios dos pés com o chão e as forças que atuam no caminhar.

Depois, fizemos uma “roda de conversa” onde revisitamos conceitos de expansão, recolhimentos, oposição, eixo, alinhamentos, resistência, impulso, movimento fluído, movimento quebrado, etc.
Com todas as dúvidas sanadas, o segundo improviso partiu dos movimentos das articulações motivados pela exploração dos conceitos colocados na roda de conversa.

O terceiro improviso teve início com o corpo no chão, percebendo os apoios, as partes mais pesadas, os calcanhares, os cotovelos, a respiração... a exploração do movimento partiu do empurrar o chão com as partes do corpo que o tocavam, de impulsos e rolamentos, procurando diferentes apoios e explorando projeções.

A quarta improvisação foi emendada na terceira e partia do peso do corpo, de suas partes, e relações com o eixo os alinhamentos, desequilíbrios e equilíbrio.

O quinto e último improviso foi livre, se não me engano foi colocada a música “Na Carreia” do álbum “O Grande Circo Místico” de Chico Buarque e Edu Lobo. Neste improviso, todos estamos livres para usar tudo o que foi proposto, experimentado e desenvolvido durante o semestre de aulas.
Por fim, fizemos uma roda de conversa de avaliação onde cada um comentou como foi sua experiência com improvisações da aula.

Eduardo Bernardt

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