Iniciamos a aula do dia 16/11/2015 com um bate papo
sobre o Texto Final e Demonstração que deverão ser produzidos para os dias
14/12/2015 e 19/12/2015 respectivamente.
Após a roda de conversa começamos as atividades
práticas:
- Colocamos as famosas bolinhas de borracha em alguns pontos de nossas costas, primeiramente ao lado do sacro, aliviando as tensões da lombar e posteriormente entre as escápulas e coluna.
- Formamos duplas para fazer um exercício de sensibilização das vértebras e cóccix. Enquanto um integrante da dupla abraçava a bola suíça, o outro pressionava as vértebras do parceiro e realizava movimentos circulares sensibilizando-as.
- Após sermos sensibilizados, experimentamos nossas “novas costas” na bola suíça.
- Realizamos um exercício ainda com as bolas suíças onde deveríamos sentar na bola, dar um impulso e levantar com a postura correta, sair caminhando, encontrar uma nova bola e repetir o processo.
- Usamos o espaldar para dois exercícios, em um deles deveríamos alinhar os joelhos e pés corretamente e exercitar somente a panturrilha, no outro executávamos um movimento igual o da imagem, esticando e flexionando os joelhos.
- Aprendemos mais sobre o enraizamento dos pés, os ossos que ajudam no equilíbrio (maléolo), pés “chatos” e joelhos hiperestendidos.
- Finalizamos a aula com uma Improvisação de Movimentos! Antes que fosse iniciada a improvisação, recebemos instruções da professora Renata para prestarmos atenção nos movimentos que são repetidos e nos que apareceram pela primeira vez, com quais movimentos nos sentíamos mais a vontade e quais gostaríamos de parar de fazer. Para esta atividade foram propostas músicas muito diferentes das habituais.
Antes
de irmos embora, cada aluno fez suas anotações sobre a última atividade no
caderno do Eu.
Ana Vitória Nogueira Mattar Manso
Poxa, não pude ir nesse dia, mas precisava saber mais sobre os "joelhos superestendidos", rs, fazendo uma pesquisa encontrei um pdf de avaliação postural, mas o intressante nele são as imagens que conversam bastante com as nossas aulas, segue link: http://adcon.rn.gov.br/ACERVO/CENA/DOC/DOC000000000046617.PDF
ResponderExcluirAna Vitória adorei a montagem de capa da sua publicação! <3
Ana Vitória, parabéns pela publicação. Além da abordagem da aula, essa colagem de NÓS foi uma feliz surpresa.
ResponderExcluirRegistro da aula do dia 30/11/2015
ResponderExcluirAssistimos apresentação de uma performance Mangnolias “Negras Grafias em Outros Trajetos”
A performance foi baseada na vida do próprio protagonista ( Jemerson Carlos Silva - Bob), aonde ele demostra através de movimentos improvisados e coreografados um pouco da sua dor, das suas tristezas, dos seus traumas e alegrias.
Negro, filho de mãe solteira, morava na casa dos avós junto com a sua mãe e seu irmão. Bob foi abusado sexualmente pelo seu primo mais velho enquanto a sua mãe trabalhava.
Por meio desse cenário o ator constrói uma crítica ao estado de poder dominante e denúncias as violências que historicamente assolaram por muito tempo as comunidades negras, apagando suas origens.
A cantora americana Nina Simone e o bailarino Brasileiro Ismael Ivo proporcionaram a peça, movimentos estéticos da cena.
A proposta da Dramaturgia investe numa observação mais apurada do corpo negro pelo viés de um discurso político desvelando algo de inquietante que nos afeta enquanto sangue e espirito.
E assistimos uma cena aonde tinha algum depoimento de alguns pontos de vistas de mulheres da forma que a sociedade as enxergam.
Registro: Faninho Ebenézer e Keyla