a correção da professora avaliará a competência em articular experiência, leituras e outros conhecimentos. O caderno do eu e as postagens deste blog são fontes para a escritura.
Cada estudante vai ler quatro textos. Estas leituras devem ser provocadoras de uma reflexão escrita. Os pequenos texto que relacionaram as leituras com os registros das atividades das aulas foram o início do processo da escritura. O texto final deve considerar todas as atividades do semestre como um processo único de experiência de cada um.
Todos devem ler os seguintes textos:
- A educação somática e os conceitos de descondicionamento gestual, autenticidade somática e tecnologia interna, escrito por Débora Pereira Bolsanelo.
- Do livro Rumores Discretos da Subjetividade, escrito por Rosane Preciosa:
- No que você pensava enquanto escrevia o texto?
- Estimulações
- Devolvendo o corpo ao corpo
- Eu vou lhe contar um segredo
- Estilo, estilo meu...
- Um pequeno desvio
- Bibliografia ou Casa de Força
Da lista abaixo, escolha pelo menos dois textos complementares para leitura:
- Vísceras Corporificadas ou Sobre os Retalhos/Invocações do Intérprete Criador, escrito por José Raphael Brito dos Santos - está na pasta 01 do Xerox Ideal, em frente ao ponto de ônibus do portão da UFU na av. Segismundo Pereira
- Este texto apresenta a relação entre experiência e referências bibliográficas. Observe como as citações estão em diálogo íntimo com as sensações, percepções do autor.
- Invertendolentes: entre a possibilidade e o aprisionamento da experiência, escrito por Marilla Veloso
- Este texto disserta sobre o modo como vemos o mundo e como este modo é imbricado no movimento, na experiência do mundo pelos sentidos. Destaca a importância das relações e dos estímulos. Faz a crítica à busca das certezas definitivas ao analisar o corpo dentro do ideário da ciência moderna. Esclarece como se solidifica a separação entre sujeito e objeto. Este texto aborda diretamente a noção do corpo máquina e sua crítica.
- Buracos Negros Uma Entrevista Com Hubert Godard
- Godard transita entre o mundo artístico e o mundo científico, na entrevista conta como ser bailarino traz uma visão atravessada pela "nossa própria organização proprioceptiva". Mostra como a percepção dialoga com o conhecimento médico e fisioterápico, com alguns conhecimentos corporais à frente de descobertas científicas. Explica como o movimento está no corpo, para isto fala de músculo, cérebro, coordenação, controle, inibição e espaço.
- Gesto e Percepção, escrito por Hubert Godard
- Godard nos fala de como a postura (modo como nos organizamos em relação à gravidade) se reflete na expressão dos movimentos. Afirma que a postura estabelece um pré movimento e sofre a hesitação dos afetos. "A relação ao peso, à gravidade, já contém um humor, um projeto sobre o mundo" (p. 13). O texto trata ainda da "relação simbólica que vai vincular, no indivíduo, atitude corporal, ãfetividadé e expressividade, sob a pressão flutuante do meio em que está inserido" (p. 20)
- A Educação Somática na Formação do Ator: a contribuição do Método Pilates, escrito por Daniel Becker Denovaro
- Educação somática: o corpo enquanto experiência, escrito por Débora Pereira Bolsanelo.
- Klauss Vianna e a expressividade como devir dramatúrgico da dança, escrito por Ana Terra
- Deste texto reconheço nas aulas que ministrei nesta disciplina o trabalho com a gravidade e o chão; a busca pela criação do movimento, sem uma forma em que cada um tenha que se encaixar; a improvisação como método de criação; a proposição de um processo de reestruturação corporal.
- Do livro Rumores Discretos da Subjetividade, escrito por Rosane Preciosa:
- Eu não sou criativo
- "O hábito anestesia"
- Alguém me responda por favor: quando é que uma experiência acaba?
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