segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Registro de aula de 20 de Setembro de 2017 [Turma Y]

A aula começou com uma pergunta: o que é articulação? Alguns alunos se arriscaram nas respostas e logo chegamos a uma conclusão de que as articulações são os encontros dos ossos, revestidas pela cápsula articular, que contém cartilagem e o líquido sinovial, responsáveis por proteger os ossos dos atritos, lubrificar as articulações, facilitar a circulação e a nutrição das mesmas. Para isso, as articulações precisam de MOVIMENTO. Dentro das articulações existem os ligamentos, que ligam um osso ao outro, podendo ser eles laterais ou cruzados, como foi citado o ligamento do joelho.

imagens
O assunto tomou outra direção e foi citada a importância da cartilagem em outras partes do corpo, como nariz e orelhas e suas funções protetoras. Além disso, a professora nos convidou a fecharmos os olhos e os mantermos apertados por um tempo. Vários de nós vimos formas geométricas, psicodélicas e desenhos, e isso ocorreu porque dentro de nossos olhos, existem terminais nervosos perceptíveis, que captam a luz e proporcionam essas sensações, assim como dentro das articulações, temos estruturas que informam ao cérebro os movimentos que fazemos, eles são chamados de proprioceptores e são essenciais na percepção para aprimorarmos os movimentos.

texto: A Mulher Desencarnada de Oliver Sacks
Mudamos o foco da conversa e cantamos uma música já conhecida por nós: “Tu não me mexe, tu não me bole, que eu tenho a junta do meu corpo toda mole”. Aprendemos que esse estilo musical é o Cacuriá, originado no Maranhão, nas Festas do Divino e apenas as mulheres tocam. Várias curiosidades foram levantadas com relação à festa, à música e ao tambor utilizado pra tocar. A congada também foi pauta da nossa discussão, pois está acontecendo em Uberlândia os cortejos e no dia 14 de outubro é a grande festa que encerra esse período de homenagens à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Passamos para a parte prática e cantamos a música novamente, em pé, lubrificando as articulações, conhecendo nosso corpo e sentindo a vibração da voz ao cantar. Aprendemos outra música:
Avoou, avoou
Avoou deixa voar
No galho da imbaúba
Gavião Totoriá
(Gavião – Cacuriá de Dona Tete)
(Seguido de versos aleatórios)
Cantamos e dançamos ao passo do Cacuriá e fizemos movimentos de voo, focando na escápula, simulando um gavião. E, por falar em escápula, esse foi nosso maior tema da aula.

Em dupla, sentados, manipulamos a escápula do colega de forma passiva e em pé, fizemos movimentos com a escápula de forma ativa, e nosso colega deveria senti-la. Após isso, fechamos os olhos e de forma individual, buscamos movimentos que tinham a escápula como protagonista.
Voltamos para o momento teórico e vimos fotos da escápula e sua estrutura. Descobrimos que ela começa, quando a clavícula acaba, ela está em cima das costelas, separada pelo músculo e desliza sobre elas. A escápula é ligada à clavícula e também ao úmero (osso do braço), através da articulação escápula-umeral, que é recebida por uma parte côncava chamada acetábulo escapular.


imagem

Após vermos várias imagens dessa estrutura e de tiramos as dúvidas, a aula encerrou-se sem as frases diárias.
Vídeo Cacuriá de Dona Tete.

Glossário

Articulação: é a união de dois ou mais ossos entre si e de todos os elementos que fazem parte dessa união.
Articulação Escapulo- Umeral: É uma articulação sinovial esferoide que existe entre a cabeça do úmero e a cavidade glenóide da escapula.
Calcâneo: o osso mais volumoso do tarso, situado na parte inferior e posterior do pé.
Cápsula Articular: é um invólucro membranoso que encerra as superfícies articulares.
Cartilagem: é um tecido amortecedor que reveste a superfície do osso ao nível das articulações, protegendo-as. Também serve para dar forma e sustentação à algumas partes do corpo.
Clavícula: osso longo com uma dupla curvatura que articula o esterno com a escápula, compondo a cintura escapular.
Escápula: é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular ou espádua, permitindo a união de cada membro superior ao tronco.
Esterno: é um osso chato, localizado na parte anterior do tórax. Serve para sustentação das costelas e da clavícula, formando a caixa torácica.
Ísquios: é um osso que constitui a zona inferior da pélvis (quadril) e que apoia o corpo quando estamos sentados.
Ligamentos: são estruturas que tem forma de banda e se fixam aos ossos em suas extremidades sendo necessários para dar estabilidade às diversas articulações. Por essa razão estão localizados em todas elas.
Líquido Sinovial: tem a função de lubrificar as articulações sinoviais, permitindo seu movimento suave e indolor.
Maléolo: são tuberosidades ósseas situadas na articulação do tornozelo que aparece sob a forma de uma saliência sob a pele de cada lado.
Púbis: é um osso do quadril que fica sob a região genital. O púbis faz parte dos três ossos que formam a pelve.
Trapézio: músculo mais superficial dos músculos da região posterior do tronco e do pescoço.
Úmero: é o maior e mais longo osso do membro superior. Articula-se com a escápula na articulação do ombro e com o rádio e a ulna na articulação do cotovelo.




Ana Laura e Verônica Bizinoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.