quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Relatório da aula do dia 29 de Novembro de 2017 - Turma Y


 Iniciamos a aula do dia 29 de Novembro aquecendo nossos corpos. De "surpresa", Renata começou a tocar o tambor do Cacuriá e todos tiveram que despertar o processo a partir do local e posição que estavam. A primeira cantiga do dia foi o ''Bole-Bole''.

Imagem I = Bole Bole

 A segunda cantiga do dia foi "Avoou". Renata cantou primeiro os versos usuais da canção e na segunda rodada improvisou a seguinte quadra:

''O semestre tá acabando;
Vamos chegar no final.
Terminar esse processo;
Pra descansar no natal.'' 

 A terceira canção trabalhada no aquecimento foi "Cachoeira"; a quarta foi a retomada da "Galinha Jurema". 

Vídeos I e II = Galinha Jurema

 O quinto canto foi inédito. Trabalhamos "Perdigou o meu Jacá". Primeiro treinamos a coreografia e a disposição de pés (direito na frente, esquerdo atrás) a partir do ritmo e depois aprendemos a letra: 

''No meu jacá tem: (Puxador)
Manga, jaca, caju e cajá. (Coro) (4x) 
Ou venha ver, o que leva o meu Jacá:
Leva pedra, concha, conta;
Leva trança do chocalho;
Do mar, o marulhar;
Do canto, cantarolar. (Puxador depois Coro)'' 

Áudio I = Aprendendo a letra 
Áudio II = Primeiras tentativas do grupo 
Áudio III = Aumentando a velocidade 
Vídeo III = Perdigou o meu Jacá 

 Com o fim do aquecimento, Renata entregou folhas de sulfite para cada um dos alunos e esses retomaram o desenho do esqueleto, realizado no começo do semestre, na primeira aula de Consciência Corporal (30/Agosto/217). Os alunos tiveram que redesenhar a maneira como observam o próprio esqueleto, sendo o mais consciente possível; tentando destacar que evoluções corporais sensoriais percebeu ao longo do semestre, incorporando essas novas informações ao novo desenho. 

Imagens II e III = Desenho do Esqueleto 

 Os alunos tiveram comentários diversos: alguns acharam que fizeram apenas desenhos artísticos, outros que conseguiram destacar a evolução corporal no esqueleto e alguns outros acharam que o desenho não demonstrou nada novo. 

 Após as experiencias sensoriais, a aula se reconfigurou para um debate/conversa. Renata fez a devolutiva das atividades realizadas durante o semestre: o texto rascunho do Ensaio e as famosas frases que os alunos dizem ao fim das aulas Conversamos então sobre como serão os próximos dois encontros de performances e a entrega final do Ensaio. Essas avaliações ocorrerão para que todos reflitam e tenham a oportunidade de demonstrar seu processo de evolução corporal, refletindo a trajetória de possível transformação durante o semestre, percebendo também os próprios vícios de movimentação, dúvidas, inquietações e dificuldades. As performances devem ser diversas e refletir parte da personalidade de cada estudante e terão duração de 10 minutos para cada estudante. Já o Ensaio Final deverá ter entre 8 e 10 mil caracteres e ser entregue cópia física e digital. 

 Renata então nos apresentou uma frase filosófica "você deve saber o que sabe e saber o que não sabe" apenas assim poderemos continuar nos questionando e evoluindo durante as experimentações do curso. 

 Por fim, discutimos o texto ''A Mulher Desencarnada'' de Oliver Sachs, o que é a propriocepção e como ela funciona e como o ator se beneficia dessa. Debatemos também, a partir de um comentário feito por Dandhara, a cinestesia (sentido da percepção de movimento, peso, resistência e posição do corpo, provocado por estímulos do próprio organismo) e a sinestesia (cruzamento de sensações; associação de palavras ou expressões em que ocorre combinação de sensações diferentes numa só impressão) a partir de conceitos como o equilíbrio, postura, o toque, a sensibilidade, a experiência e a percepção.


Texto por: Dennys Roberty Meneses Evangelista

As transcrições das quatro primeiras cantigas utilizadas no aquecimento não foram adicionadas aqui mas estão presentes em relatórios anteriores.

Significado de Cinestesia e Sinestesia a partir do Dicionário Google.

Link para acesso dos Áudio, Imagens e Vídeos compartilhado no grupo do whatsapp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.