Entramos no LAC (laboratório de ações corporais) depois da aula da Nina, coreógrafa do curso de teatro.
Antes de iniciar as atividades específicas da aula, a Profa Renata ensinou como usar o ventilador: mostrou o funil e os baldes no camarim, a torneira no banheiro mais adequada para pegar água no balde, como colocar a água no aparelho e para que servem os botões. Ligamos nosso ventilador e sentamos em roda.
Escrito
Sentados em roda, cada um escreveu: seu nome, de onde vem, porque escolheu estudar teatro na universidade e seu e-mail para inserir no blog.
Com o papel onde foram anotadas as informações, formamos “plaquinhas” indicando como gostamos de ser chamados e colocamos à frente para facilitar a comunicação.
Conversa
Conversa sobre oportunidades oferecidas por uma universidade federal e a importância de levar o curso com seriedade para o aproveitamento máximo das oportunidades.
Lemos o Plano de Ensino juntos. O blog, onde está o plano de ensino, foi projetado na tela e fizemos um primeiro exercício com a voz. A leitura foi coletiva, mas não foi em coro. Cada um deveria escolher trechos para ler, perceber se já havia outro leitor para calar ou para falar, com o objetivo de fazermos uma leitura comum.
Não foi fácil, a tendência foi uma leitura monótona, com ritmo repetitivo e sem entonação expressiva. Mas seguimos assim mesmo e discutimos ponto a ponto o Plano de Curso, disponibilizado ao final desta postagem.
O item Avaliação foi bastante debatido, tratamos de critérios, dos modos de aferir os critérios, de como distribuir a pontuação, qual a participação dos estudantes neste processo, bem como a possibilidade de realizarmos uma recuperação e a importância do Histórico Escolar para a vida acadêmica.
Aprovamos todo o Plano de Ensino, deixando o item Avaliação para aprovarmos na próxima aula, dando um tempo para amadurecer todo o debate na cabeça e no coração de cada um.a.
Atividade Prática
passo atrás (com esquerdo),
outro passo atrás (com direito),
mais um passo atrás (com esquerdo);
passo à frente (com direito),
outro passo à frente (com esquerdo) e
mais um passo à frente (com direito)
Dança Circular dos Povos
Pareceu complicado no começo, mais difícil para uns que para outros. Ajudas espontâneas surgiram entre o grupo.
Com um tambor amarelo, com flores e fitas, a profa Renata transformou os passos em uma dança de roda. Com o ritmo batido no tambor e o pulso da dança em grupo, o passo ficou mais fácil de ser executado.
Renata iniciou, então, o canto, ensinando a letra de uma canção que ao final foi cantada e dançada:
No meu jacá tem
Manga, jaca, caju e cajá
No meu jacá tem
Manga, jaca, caju e cajá
Oi venha ver o que leva o meu jacá
Leva pedra, concha, conta
Do mar, o marulhar,
Do canto o cantarolar.
Oi venha ver o que leva o meu jacá
Leva pedra, concha, conta
Leva a trança do chocalho,
Do mar, o marulhar,
Do canto o cantarolar.
Caixa do Divino no blog Caixeiras das Nascentes
http://caixeirasdasnascentes.blogspot.com.br/p/caixa-do-divino.html
Ela cantava um verso e o coro respondia cantando o mesmo verso. Foi uma atividade agitada e alegre, a característica de trava língua deixou a atividade divertida. Quando todos estavam conseguindo minimamente acompanhar canto e dança, Renata foi aos poucos acelerando o andamento da canção, tornando a atividade ainda mais desafiadora e festiva.
Ela não contou pra gente, mas escreveu em seu planejamento:
- dançar e cantar o Jacá - integrar, rir, articular corpo e voz, iniciar envolvimento com ritmo, velocidade, organização do grupo no espaço -
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PLANO DE ENSINO
2018 I
1. IDENTIFICAÇÃO
COMPONENTE CURRICULAR: CORPOVOZ I
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UNIDADE OFERTANTE: Instituto de Artes IARTE
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CÓDIGO: IARTE33101
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PERÍODO/SÉRIE: 1° período
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TURMA: N
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CARGA HORÁRIA
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NATUREZA
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TEÓRICA:
15h
| PRÁTICA:
75h
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TOTAL:
90h
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OBRIGATÓRIA: (X )
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OPTATIVA: ( )
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PROFESSOR(A): Renata Bittencourt Meira
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ANO/SEMESTRE: 2018 I
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Horário e Local das Atividades:
terças feiras das 19h às 22h30 no Laboratório de Ações Corporais - LAC
quintas feiras das 19h às 20h40 na Sala de Interpretação do LIE (Laboratório de Interpretação e Encenação)
|
2. EMENTA
Sensibilização e percepção do corpovoz, introdução aos estudos de estado de presença. Reconhecimento da voz e de sua corporeidade. Reconhecimento de limites e características do movimento pessoal. Investigação corporeovocal perspectivada pela musicalidade. Estudo das noções básicas sobre os mecanismos do corpovoz considerando seus aspectos técnicos e poéticos.
3. JUSTIFICATIVA
O componente aborda o conhecimento somático como fundamento e subsídio concreto para a investigação criativa dos estudantes que iniciam a graduação em Teatro, possibilitando aos mesmos um olhar mais apurado e detido sobre si mesmos como sujeitos corpóreos. A disciplina inicia os estudos a partir da fenomenologia para a construção da noção de corpovoz no campo das artes cênicas. O conhecimento encarnado (embodyment) e a percepção do corpo sonoro é complementar ao trabalho desenvolvido nas disciplinas de improvisação e ao conjunto de componentes que focam Atuação/Interpretação. Assim se articula esta disciplina no curso, em um processo de formação e atuação profissional do estudante.
4. OBJETIVOS
- Desenvolver a disponibilidade corporal para criação de movimentos
- Sensibilizar, organizar e entender o corpo em movimento na perspectiva somática;
- Conectar prática e teoricamente os aspectos perceptivos do corpo com os aspectos anatômicos e expressivos;
- Reconhecer que o corpo é a origem da voz e é ao mesmo tempo o seu referente perceptível;
- Praticar exercícios fundamentais para o desenvolvimento do trabalho corporeovocal;
- Estimular o desenvolvimento das potencialidades e habilidades corporeovocais;
- Compreender os significados expressivos da voz direcionados a atuação na cena contemporânea.
5. PROGRAMA
A disciplina foca os estudos do movimento e está organizada em tópicos que se cruzam e se articulam para cumprir os objetivos.- Descondicionamento gestual
- estudo de postura: estrutura óssea, organização de forças e equilíbrio instável
- percepção de padrões de movimentos
- aquecimento, alongamento e alinhamento
- estereótipos
- Autenticidade somática
- disponibilidade para o movimento
- movimentos pessoais e movimentos criativos
- Tecnologia interna
- estratégias de movimento
- análise dos movimentos pessoais
- reconhecimento da dinâmica das sensações, das emoções, da imaginação, das memórias e do pensamento
- cuidados de si
- noções básicas de higiene vocal
- postura, tônus e relaxamento cotidianos
- Educação Somática: princípios e métodos
- Peso e gravidade
- apoios, eixo, equilíbrio desequilíbrio
- tonicidade, relaxamento - controle e abandono
- Espaço do corpo
- tridimensionalidade
- direções
- espaço interarticular
- vísceras
- Respiração
- expansão e recolhimento
- caixas de ressonância, emissão, articuladores
- aparelho respiratório, laringe, caixas de ressonância
- diafragma - apoio da voz
- Tempo e espaço
- ritmo, pulsação, pausas e duração;
- variações de ritmo nas ações corporeovocais
- variação de planos e direções
- Som e silêncio
- Escuta e afinação
- Elementos da musicalidade: afinação da voz, classificação, tessitura, registros; timbre, intensidade
- cordas vocais
- Cultura e corpovoz
- Corpo e educação
- Leitura dos textos
- livro: O Papel do Corpo no Corpo do Ator: capítulo 4. Primeiras Reflexões pags. 135 a 143.
- artigo: Conceituar a experiência - Renata Meira
- livro: A mulher desencarnada - Oliver Sachs
6. METODOLOGIA
A disciplina será realizada com as seguintes atividades:
- Prática de exercícios e jogos corporeovocais;
- Improvisações orientadas em experiências somáticas;
- Criação de movimentos individuais a partir de diferentes estímulos;
- Leituras e debate de textos;
- Elaboração de textos de registro e análise das práticas;
- Estudo teórico prático de imagens:
- imagens da educação no corpo,
- a arte secreta do ator,
- apostila de Ivaldo Bertazzo e outras imagens de anatomia em vida;
- Questionários sistemáticos a ser respondido no Blog
- Registro individual e processual da experiência em sala de aula - Caderno do Eu.
7. AVALIAÇÃO
- presença e engajamento no processo da disciplina
15 pontos - autoavaliação (envolvimento, esforço e ações corporai; roda de ajuste das notas individuais)
15 pontos - avaliação pela docente durante as aulas, questionamento nas rodas de conversa, debates sobre leituras e participação nas avaliações como debatedor.
- leituras e atividades escritas
5 pontos - contribuiçao para o blog,
5 pontos - contribuição nas rodas de conversa e elaboração de Diários de Leitura
- demonstração de seu processo no decorrer do semestre
15 pontos - socialização do processo clara na qual a maioria dos colegas consegue questionar e comparar com seu próprio processo
15 pontos - capacidade de dialogar sobre seu processo relacionando a prática e as leituras - disponibilizar Caderno do Eu para consulta dos colegas e da professora
e texto final
30 pontos - Análise crítica do processo – a correção da professora avaliará a competência em escrever um texto que articule experiência, leituras e conhecimento. Inclui caderno do eu e diários de leitura como fonte.
8. BIBLIOGRAFIA
A biblioteca oferece treinamento para pesquisa bibliográfica e uso dos serviços disponibilizados.
Básica
AZEVEDO, Sônia Machado. O papel do corpo no Corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2002.
BARBA, Eugenio, e SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. São Paulo: É Realizações, 2012.
BOLSANELLO, Debora Pereira, A educação somática e os conceitos de descondicionamento gestual, autenticidade e tecnologia interna DOI:10.5007/2175-8042.2011v23n36p306, Motrivivência, v. 0, n. 36, p. 306–322, 2011. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p306.
GAYOTTO, Lucia Helena. Voz, partitura da ação. São Paulo: Plexus Editora, 2002.
MEIRA, Renata B. Conceituar a experiência: expressividade de corpos sensíveis. Anais do VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas, São Paulo, SP, 2010. Disponível em
http://portalabrace.org/vicongresso/processos/Renata%20Bittencourt%20Meira.pdf .
MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007. Capítulo 2: Técnica Klauss Vianna: a sistematização: pg. 51 a 87.
Complementar
ALEIXO, Fernando. Corporeidade da voz: voz do Ator. Campinas: Komedi, 2007.
BARBA, Eugenio. Além das ilhas flutuantes. Campinas: UNICAMP, 1991.
BEUTTEN MÚLLER. M. G.; LAPORT, N. Expressão vocal e expressão corporal. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1974.
CALAIS-GERMAIN, Blandine. Anatomia para o movimento, volume 1: introdução à análise das técnicas corporais. SãoPaulo: Manole,1991.
FELDENKRAIS, Mosche. Consciência pelo movimento: exercícios fáceis de fazer, para melhorar a postura, visão, imaginação e percepção de si mesmo. São Paulo: Summus,1977.
GROTOWISKI, Jerzy: FLASZEN, Ludwik; BARBA, Eugênio. 0 teatro laboratório de Jerzy Grotowski: 1959—1969. São Paulo: Perspectiva: Edições SESC, 2007.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.
GUBERFAIN, Iane Celeste (Org.). Voz em cena. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. v.1.
GUBERFAIN, Iane Celeste (Org.). Voz em cena. volume 2. Rio de Janeiro: Revinter, 2005 .v.2.
JANUZELLI, Antonio Luis Dias. A aprendizagem do ator. 2.ed. São Paulo: Ática, 1992.
MACHADO, lrlei e tal.(Org.). Teatro: ensino, teoria e prática. Uberlândia: EDUFU, 2004.
RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2003.
SHUSTERMAN, Richard. Consciência corporal. São Paulo: E Realizações, 2012.
SOARES, Carmen Lúcia. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. Campinas: Autores Associados, 2002.
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