A aula acontece no Lie(sala de interpretação) Bloco 3M, a professora Renata pede ajuda à alguns alunos para levar os materiais que serão usados na aula.
Todos alunos já em sala fazemos um círculo, cada aluno pega uma bolinha, Renata pede para colocarmos a bolinha em baixo de um dos pés fazendo movimentos circulares, lembrando sempre de ter o pé de apoio firme, dedos sempre abertos frizando os arcos do pé, a bolinha estimula novas sensações na musculatura do pé. Trocamos os pés, a bolinha agora está no pé que anteriormente era o pé de apoio. Depois de alguns minutos devolvemos as bolinhas e partimos para o próximo exercício.
Em seguida, é proposto atividades com um pequeno bastão(que possuí 50cm aproximadamente), ainda em círculo trabalhamos o direcionamento dos íquios* do bumbum, com a ajuda do bastão encontramos os íquios fazendo movimentos semelhantes ao que fazemos quando estamos sentados direcionando pra cima e para baixo, mantendo os pés SEMPRE paralelos e obtendo apoio. Depois andamos pela sala para relaxarmos o corpo. A professora passa aluno por aluno ensinando a forma correta de fazer a atividade.
Ao andarmos pelo espaço, Renata pede que coloquemos o bastão na nuca e segure-o com as duas mãos sempre caminhando pela sala. Fazendo movimentos rotativos e olhando para os lados. Após um tempo encerramos essa atividade e guardamos os bastões.
Refazemos o círculo, como nas postagens anteriores o exercício agora é trabalharmos voz, corpo e principalmente atenção. Começamos todos cantado a seguinte música :
"É um savero sapipi
É um savero sapi
É um savero sapipi
É um, é um, é um
Misclofi, taro tero tiro liro
clin clen clofe taro tero tiro ló flu flu
Misclofi, taro tero tiro liro
clin clen clofe taro tero tiro ló flu flu
isfungue isfungue isfungue
tibiribitibi, catabariungui."
como sempre alguns alunos tiveram dificuldades com o trava-língua. Renata lança um novo desafio, começamos cantando a música:
"Adelina diacho cadê meu melão?
(Puxador)
A galinha comeu, a galinha comeu!
(Coro)
O meu melão tão madurinho.
(Puxador )
A galinha comeu, a galinha comeu.
(Coro)
Deu meia noite,
Eu saí a procurar
A galinha Jurema
Eu hei de achar (2x)"
E ainda é proposto passos para reproduzirmos de acordo com a música, há momentos que giramos com braços levantados, andamos pro lado direito e depois para esquerda e sempre indo ao centro da roda. Depois de muitas gargalhadas encerramos o exercício.
Após uma pausa para bebemos água e irmos ao banheiro retornamos à aula. Renata abre em slide o blog, o momento é para sanar dúvidas sobre trabalhos, postagens e notas.
Por fim, encerramos a aula comentando sobre o texto "A educação somática e os conceitos de descondicionamento gestual, autenticidade somática e tecnologia interna", são questionamentos, opiniões, hipóteses. Com um bate-papo descontraído encerramos nossa aula.
*Íquios é um osso que constitui a zona inferior da pélvis (quadril) e que apoia o corpo quando estamos sentados.
Daniela Jaine
Renata Meira (org.) e estudantes de Artes Cênicas da Universidade de Évora. Espaço de socialização de atividades, referências e reflexões de disciplinas de estudos do corpo em cursos de Artes Cênicas no Ensino Superior. Em 2019 está sendo realizada a disciplina Teatro Físico na Universidade de Évora. Este blog divulga as atividades das disciplinas de corpo do Curso de Teatro do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia desde 2007.
Daniela, penso que essa aula foi de quinta-feira, dia 12 de Abril. Porque já tem uma outra postagem com data do dia 10 de abril. Abraço!
ResponderExcluirHá também um erro de digitação, onde se lê *íquios, o correto é "ísquios".
ResponderExcluirObrigada pelas observações! Agora está correto.
ResponderExcluirOi Dani, tudo bem?
ResponderExcluirNo início da aula, antes do exercício com o bastão, também fizemos um exercício de tração no pescoço, assim como na aula anterior a essa, mas dessa vez fizemos de pé, também em duplas.
Dani, antes de começarmos a conversar sobre o blog também cantamos a música do Jacá. No início todos cantavam, batucavam e dançavam juntos e depois a Renata nos pediu que fizéssemos intercalados, um ia para frente e outro para trás, formando assim o desenho de uma estrela.
ResponderExcluirOlá, Dani!
ResponderExcluirÉ importante acrescentar que nesse dia a Renata propôs que formássemos uma estrela, intercalando os passos entre as pessoas (uma pessoa começava com o passo para dentro e o colega ao lado começava com o passo para fora).
Vale ressaltar que já havíamos feito o exercício da bolinha contra os pés em outra aula e que dessa vez a Profa. Renata Meira nos deixou livre para escolhermos a qualidade do toque e a sequência que quiséssemos, do menos ao mais intenso.
ResponderExcluir