quarta-feira, 25 de abril de 2018

Aula dia 24 de abril de 2018

Conversa:

Renata Tirou nossas dúvidas sobre o diário de leitura a ser entregue nesta mesma data. Nos explicou as formas de citação e regras da abnt, mesmo não sendo necessário a priori. Nos orientou também que devemos fazer auto citação nos diários do eu quando houver presença deles em nossos textos.
Dúvidas esclarecidas, formamos 4 grupos, alguns com quatro pessoas e outros com cinco. Cada um deles ficou em um canto da sala e Renata pediu para que cada um de nós ( um por vez) expandisse em todos os cantos do ambiente a letra I para que o som chegasse aos ouvidos de todos.

Prática:

Nos espalhamos pelo ambiente e deitamos, começamos a nos espreguiçar e respirar deixando todo o peso do corpo sob chão. Lentamente fomos levantando sentindo as articulações, movimentando-as até começarmos a criar novas formas de se mexer, logo em seguida Renata colocou músicas para deixarmos nossos impulsos nos levarem até perder totalmente o controle do corpo.

Pausa pra respirar: o exercício foi intenso!

Voltamos para a sala e o clima já era de relaxamento e muita respiração. Trabalhamos desta vez em duplas. Renata nos orientou a manipular as costelas de nossa dupla enquanto soltava o ar para sentirmos o movimento da respiração no momento em que  a "caixa" enche e se esvazia, fizemos este exercício repetidas vezes.
Vimos ainda várias imagens de costelas: Costelas separadas: expiração. Costelas inchadas: inspiração. Cartilagens sustentação de vários músculos e costelas. Uma verdadeira aula de anatomia!

Para finalizar esta aula maravilhosa com chave de ouro finalizamos com aquecimento vocal e travas línguas:
Primeiro cantarolando a música do jacá com os sons de TRU (com a língua) BRU (com a boca)
ENE (língua no ceu da boca)
E então começou:
Eu tagarelarei
Tu tagarelarás
Ele tagarelará
Nós tagarelaremos
Vós tagarelareis
Eles tagarelarão
Depois:
Chão sujo, casa suja
chão sujo, casa suja
chão sujo, casa suja

Easy!

Por fim, cantamo todos juntos o hino: "manga, jacá,caju e cajá".

Gratidão!




7 comentários:

  1. Acho importante citar que no exercício do "i" fomos percebendo várias formas diferentes. Umas pessoas faziam o som mais nasal, outras tinham muito fôlego, algumas respiravam na caixa alta e acabavam com pouco fôlego. Percebemos também a oscilação no som do "i", algumas pessoas conseguiam passar o som para cima e voltar.

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  2. Tanto no exercício o ''i' quanto em outros exercícios vocais, o apoio do diafragma é essencial para a projeção da voz.

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  3. Acrescento que a prof Renata também diferenciou os vibradores dos ressonadores e que ambos independem do tom agudo ou grave. Que a respiração inadequada é aquela que te deixa tensa e que existem várias formas de respiração e que a melhor varia com o que você precisa no momento.

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  4. É importante salientar o quanto foi indescritível o segundo momento articulação pelo espaço com a canção mais intensa, foi muito inspirador por um único momento pude sentir e ver com outros olhos o teatro e sua forma de aprendizagem. O que me parece ser tão lúdico se torna tão real a ponto de ser tocado e transcendido, os colegas já não tinham fomas humanas mais, as cores se misturavam a impressão que tive era de estar entrando no "Pais das Maravilhas", talvez porque seja muito fã sim talvez, no entanto o que me leva a refletir o quanto ainda estamos cegos ou o quanto ainda não podemos enxergar. "O essencial é invisível aos olhos" (Antoine de Saint-Exupéry - Pequeno Príncipe).

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    1. Que lindo amigo, também compartilhei desta experiência que transcende.

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  5. Acho legal acrescentar que alguns alunos perceberam a diferença entre uso da voz mais nasal e o uso dela na caixa torácica.

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  6. Após o exercício de impulsionar o corpo pelo espaço, a professora passou outro, o de inspirar em um passo e expirar em quatro passos.

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