Relatório da aula do dia 10/04/2018 – Turma N (1º Período)
Iniciamos a aula catando a música “Saveiro Sapipi” e ensinamos a letra e movimentos para aqueles que não sabiam.
“É UM SAVEIRO SAPIPI
É UM SAVEIRO SAPI
É UM SAVEIRO SAPIPI
É UM
É UM
É UM
MISCLOFI TAROTERO TIRULIRO
KLIN KLEN COF TAROTELO TIRULÓ FLU FLU
MISCLOFI TAROTERO TIRULIRO
KLIN KLEN COF TAROTELO TIRURILÓ FLU FLU
ESFUNGUE
ESFUNGUE
ESFUNGUE
TIBIRIBITIBI CATABARIUNGUE “
Começamos lentamente cantando e depois fomos aumentando pouco a pouco o ritmo e fazendo os movimentos juntos. Muitos tiveram dificuldades na parte “TIBIRIBITIBI CATABARIUNGUE” devido aos movimentos com a cabeça. Depois relembramos a música do Jacá:
No meu jacá tem
Manga, jaca, caju e cajá
No meu jacá tem
Manga, jaca, caju e cajá
Oi venha ver o que leva o meu jacá
Leva pedra, concha, conta
Leva a trança do chocalho,
Do mar, o marulhar,
Do canto o cantarolar.
Oi venha ver o que leva o meu jacá
Leva pedra, concha, conta
Leva a trança do chocalho,
Do mar, o marulhar,
Do canto o cantarolar.
Começamos a cantar a dançar a música, em seguida começamos a batucar com nossas mãos em nossas pernas, e o ritmo aumentando. Nesse instante a maioria ficou perdida e não conseguiram fazer tudo ao mesmo tempo (cantar, dançar e batucar). Quando terminamos a Profº perguntou como foi a experiência e uma aluna respondeu: “Não deu certo fazer os três juntos. O todo não estar com as palmas em conjunto fez com que eu me perdesse nas palmas também.”
A professora nos explicou que a mistura de todos aqueles elementos (cantar, dançar e batucar) pode ser chamado de coco de roda.
“O coco é um HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Ritmo" \o "Ritmo" ritmo típico da HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil" \o "Região Nordeste do Brasil" Região Nordeste do Brasil. O som característico do coco vem de quatro instrumentos ( HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Ganz%C3%A1" \o "Ganzá" ganzá, HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Surdo_(instrumento_musical)" \o "Surdo (instrumento musical)" surdo, HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Pandeiro" \o "Pandeiro" pandeiro e HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Tri%C3%A2ngulo" \o "Triângulo" triângulo), mas o que marca mesmo a cadência desse ritmo é o repicar acelerado dos HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Tamanco" \o "Tamanco" tamancos (que são usados para imitar o barulho do coco sendo quebrado). Porém, pode ser dançado descalço também. A sandália de madeira é quase como um quinto instrumento, talvez o mais importante deles. Além disso, a sonoridade é completada com as palmas.” Fonte: HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Coco_de_roda" https://pt.wikipedia.org/wiki/Coco_de_roda
História do Jacá: Era um amigo secreto e você tinha que fazer o presente para a pessoa que você tirou. Vitor tirou Henrique e queria fazer uma música para ele, porém Vitor não sabia como fazer. Então ele pediu ajuda de Henrique para conseguir, e assim surgiu a música do Jacá.
Analisamos como nos comportamos com o acelerar o Jacá no máximo, cantando, dançado e batucando. Percebemos então, o tempo diferente das pisadas (vai volta pisa), alguns acrescentam (vai pisa, volta, vai pisa). E isso acaba entrando no campo da tecnologia interna “eu não consigo assim “. Vimos também que o modo com que o outro explica as vezes é melhor ou mais fácil da maneira que a professora explica.
2º momento da aula: sentamos para que a profº Renata nos mostrasse um pouco sobre “o que é um diário de leitura?” Ela nos explicou que o diário é diferente de uma resenha, resumo e fichamentos. O diário de leitura é um diálogo seu com o texto, é subjetivo. Ela elencou algumas características para um bom diário:
Partir da experiência própria, o que faz você lembrar a partir do texto. (Conhecimento de mundo)
Ter proximidade com o texto sem ler por completo, pegar algumas informações e pensar sobre elas. Qual sua estrutura: analítica? Poética?
Leitura mais atenta, perceber os menores detalhes, se aprofundar na leitura; menos passiva (questionar o texto).
Estamos em busca de conhecimento e não da verdade.
O texto sobre “o que é um diário de leitura” foi postado pela professora Renata no blog: HYPERLINK "https://conscienciacorporal.blogspot.com.br/2018/04/o-que-e-um-diario-de-leitura.html" \l "comment-form" https://conscienciacorporal.blogspot.com.br/2018/04/o-que-e-um-diario-de-leitura.html#comment-form
3º momento da aula: se separamos em dupla, uma pessoa deitada com a barriga para cima e a outra sentada a cima da cabeça de quem estava deitado. Nos foi proposto que conhecêssemos o rosto do outro, tipo uma massagem, indo do rosto até o pescoço. Até você conquistar a confiança da pessoa e fazer com que ela deposite todo o peso da cabeça em suas mãos. Assim você poderia conhecer os limites do outro, sentir o peso, e fazer traço no osso occipital (Osso occipital é um osso membranoso em forma de disco situado na parte traseira (posterior) e inferior do HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Cr%C3%A2nio" \o "Crânio" crânio. Possui uma HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Abertura" \o "Abertura" abertura oval, o HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Foramen_magnum" \o "Foramen magnum" foramen magnum, por meio do qual a cavidade craniana comunica-se com a HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Coluna_vertebral" \o "Coluna vertebral" coluna vertebral.)
Fonte: HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Osso_occipital" https://pt.wikipedia.org/wiki/Osso_occipital
A tração no osso occipital dá espaçamento nas vertebras. Depois sentimos novamente o peso e exploramos os limites da pessoa, levantamos, uns pouco e outros muito, levamos para o lado, e quando percebíamos que a pessoa não estava depositando todo o peso sobre nossas mãos pedíamos para que ela relaxasse. E foi invertido as posições, quem estava deitado recebendo a “massagem” sentou para que pudesse fazer no seu parceiro (a). Quando terminado andamos pela sala para perceber qual a diferença do nosso corpo em relação a antes, muitos sentiram a cabeça mais leve, outros sentiram um pequeno desconforto.
Depois formamos uma roda e fizemos rolamentos com o corpo para frente, fazendo os ísquios se contraírem. Em seguida, fizemos exercícios com a bola de fortalecimento de abdômen. A maioria teve dificuldades para sustentar o abdômen:
Foi feito três exercícios para o fortalecimento de abdômen, trabalhando bem a concentração, a maneira que colocamos nossas pernas em cima da bola, pois é algo que influencia o exercício, estar com as mãos paralelas aos ombros, coluna reta.
Depois fizemos outro exercício, que necessitava de bastante concentração. Você inspirava e ia soltando o ar ao se enrolar em cima da bola, tinha que se sustentar 10 vezes.
Em seguida, ainda com a bola fizemos outro exercício, dessa vez tínhamos que “quicar” na bola e imaginar que a tração tivesse te puxando para cima, e ficar o máximo que conseguisse. “Quicava” três vezes e na última levantava e procurava outra bola, segue foto/vídeo de exemplo:
Terminamos a aula procurando nosso eixo, manipulando a cabeça através da tração. Temos que ficar “moles” por fora e sustentados por dentro. A luz foi apagada e música foi colocada. Cada um no seu tempo, em suas formas, em movimentos grandes e pequenos foi percebendo como era estar sustentado e não ficar com o corpo rígido, saber que há algo te puxando para cima, mas mesmo assim conseguir realizar os movimentos sem desestruturar. No final foi pedido que cada um falasse uma frase que representasse a aula. E assim, finalizamos a aula.
Gabriela Cristina dos Santos
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ResponderExcluirCom a postagem da Gabriela, pude relembrar os exercícios feitos em sala, pois, em aula me senti muito relaxado e com uma postura mais preparada para trabalho, por isso quero repeti-los com mais frequência. Muito detalhado o post da aula. Adorei!
ResponderExcluirMARCOS PAULO PESSOA MONTEIRO
O exercício que fizemos com a bola foi importante para desenvolver a sustentação do corpo.
ResponderExcluirOs exercícios sempre nos ajudam a desenvolver e manter a concentração.
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