Anna Rachel Machado defendeu em 1995 a tese intitulada “O diário de leituras: a introdução de um novo instrumento na escola”, no Programa de Estudos Pós-graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL, da PUC/SP, sob orientação da Dra. Maria Cecília C. Magalhães e, durante quase dois anos (09/1993 06/1995), sob a direção do Dr. Jean-Paul Bronckart, na Faculté de Psychologie et des Sciences de l’Éducation - FAPSE da Universidade de Genebra na Suíça.
Segundo a Profa. Dra. Anna Rachel Machado este “é um novo instrumento pedagógico, capaz de despertar o posicionamento crítico dos alunos diante dos textos e de enriquecer o debate com os professores em sala de aula”.
Ele é um instrumento para trabalhar a leitura de qualquer tipo de texto por meio de reflexões e reações que o leitor tem à medida que vai lendo, e que vão sendo registradas na escrita.
Ele se constitui como um novo espaço de diálogo do aluno com o texto, um espaço totalmente privado, onde ele pode adotar linguagem informal, sem se preocupar com "certo" ou "errado", de modo a se colocar livre e espontaneamente diante dos textos. Dessa forma, o diário de leituras permite que os alunos tracem seus próprios caminhos de leitores por meio desse diálogo, que é sempre único.
Ao mesmo tempo, são criadas as condições necessárias para a construção de um espaço de verdadeiras discussões sobre as reflexões dos alunos, o que permite sua reelaboração e refinamento.
Além disso, “os diários também podem servir como ponto de partida para a elaboração de outras atividades de produção textual, com os resumos e resenhas, conforme as necessidades dos alunos.”
Ao fazer um diário de leitura, diversas possibilidades se abrem para a apreensão dos textos. O autor do diário de leitura pode:
1. Levantar alguma hipótese sobre o conteúdo/idéias do texto.
2. Expressar/registrar algum tipo de reação/emoção frente ao conteúdo/às idéias do texto.
3. Apontar/indicar:
* O que é significativo para ele.
* Algum tipo de dificuldade. Dúvidas.
4. Relacionar idéias/aspectos do texto com suas experiências em sala de aula e em outras atividades corporais e acadêmicas.
5. Fazer/estabelecer relações entre o texto lido e outros textos.
6. Fazer reflexões.
7. Manifestar compreensão e/ou Incompreensão.
8. Sintetizar. Fazer paráfrases e/ou perguntas.
9. Concordar, discordar, questionar e posicionar-se diante do que lê.
10. Argumentar contra ou a favor de alguma questão.
11. Avaliar e/ou criticar.
Instruções para elaboração do diário de leitura
Elaboradas por Jorge Viana de Moraes, professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação na área de Letras. Atualmente, doutorando em Língua Portuguesa e Filologia pela Universidade de São Paulo.
1. Observe o título do texto e registre no seu diário (sempre com frases completas):
- suas impressões: gostou ou não?
- tem vontade de ler?
- que tipo de texto espera encontrar? Sobre o que você acha que o texto trata?
2. Antes de iniciar a leitura, observe todas as informações - (verbais ou não-verbais) - que podem ajudá-lo a melhor compreender o texto: a última capa, a orelha, as notas sobre o autor, a bibliografia (se houver), o índice, etc. Anote tudo o que você julgar importante e as idéias que você for tendo a respeito do texto a ser lido (sempre com frases completas).
3. À medida que você for lendo, vá registrando (sempre com frases completas):
a) as relações que você puder ir estabelecendo entre os conteúdos do texto e qualquer outro tipo de conhecimento que você já tenha (livros ou textos que já leu, aulas, músicas, filmes, sua experiência de vida, etc.).
b) as contribuições que julga que o texto está trazendo para: qualquer tipo de aprendizado, o desenvolvimento de sua prática de leitura, o desenvolvimento de produção de textos, algum trabalho que vai realizar, etc.
c) sua opinião sobre o texto, sobre sua forma e seu conteúdo: vá discutindo as idéias do autor (concordando ou discordando, levantando dúvidas)
d) vá registrando as dificuldades de leitura que encontrar e anotando os trechos que não compreender ou aqueles de que mais gostar.
4) Sempre justifique suas opiniões!
*** *** ***
A professora Anna Machado publicou dois livros sobre o Diário de Leitura
MACHADO, A. R. (1998) O diário de leituras. A introdução de um novo instrumento na escola. São Paulo: Martins Fontes, 263 p. tem resenha no endereço http://www.scielo.br/pdf/delta/v15n2/a08v15n2.pdf
No endereço http://www.parabolaeditorial.com.br/Diario.pdf encontramos o sumário e a primeira parte do livro Trabalhos de pesquisa: Diários de leitura para a revisão bibliográfica.
MACHADO, A. R. (1998) O diário de leituras. A introdução de um novo instrumento na escola. São Paulo: Martins Fontes, 263 p. tem resenha no endereço http://www.scielo.br/pdf/delta/v15n2/a08v15n2.pdf
No endereço http://www.parabolaeditorial.com.br/Diario.pdf encontramos o sumário e a primeira parte do livro Trabalhos de pesquisa: Diários de leitura para a revisão bibliográfica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.