Iniciamos a aula com problemas técnicos, o cabo que liga o notebook no projetor havia quebrado. E por isso, a professora não pôde projetar o Blog para nós. A ideia da aula era conceituar alguns termos técnicos usados em sala de aula, devido a uma dúvida trazida pela Dani na aula passada. Pois bem, anoitei os termos que mais geravam dúvidas entre os colegas, e os conceitos nós fomos criando junto com a professora.
- Espaço interno: "um vértebra que empurra a outra"; abrir o espaço interno é expandir a musculatura de sustentação.Iniciamos a aula com um pequeno problema técnico: o cabo que liga o notebook no projetor quebrou e, portanto não foi possível a projeção do blog para a sala. A aula foi impulsionada por uma questão levantada na aula anterior que dizia respeito ao termos técnicos da professora, por isso a mesma decidiu explicá-los (confesso que por serem muitos, eu não pude anotar todos, mas escrevi os que os alunos mais tinham dúvidas):
- Espaço interno: "um vértebra que empurra a outra"; abrir o espaço interno é expandir a musculatura de sustentação.Iniciamos a aula com um pequeno problema técnico: o cabo que liga o notebook no projetor quebrou e, portanto não foi possível a projeção do blog para a sala. A aula foi impulsionada por uma questão levantada na aula anterior que dizia respeito ao termos técnicos da professora, por isso a mesma decidiu explicá-los (confesso que por serem muitos, eu não pude anotar todos, mas escrevi os que os alunos mais tinham dúvidas):
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Musculatura de sustentação ou anti-gravitacional: associada aos
espaços internos, como o próprio nome diz é responsável
pela sustentação do corpo. Constitui-se de fibras musculares
vermelhas, ou seja, possuem alta resistência, baixa capacidade de
produção de força e baixa velocidade de contração do músculo.
-
Musculatura de explosão: é o oposto da musculatura de sustentação,
constitui-se de fibras musculares brancas, isto é, têm alta
capacidade de produção de força, alta e potência muscular e alta
velocidade de contração do músculo. Porém, ela tende a fadigar
mais rápido.
https://pt.slideshare.net/MarceloCarneiro2/fisiologia-do-tecido-muscular
|
-
Projeção: está associada a tridimensionalidade do corpo no espaço.
"Uma força que te puxa para cima".
-
Apoio do corpo: o que toca o chão, a parede, ou que for. "Você
usa os apoios do corpo para empurra o chão".
Nesta
hora, Jaciel levantou uma questão em relação a
tridimensionalidade. Renata estava falando sobre o fato de só vermos
o nosso rosto na forma bidimensional (espelhos, fotos) e é por isso
que a tridimensionalidade permanece apenas no corpo, muitas vezes.
Jaciel associou isto ao Mito da Caverna de Platão, nós só nos
vemos bidimensionalmente assim como a sombras na caverna.
Levantou-se
também questões sobre a respiração correta numa corrida e/ou
exercício físico. Tendo em vista tais questionamentos, segue o link
de um artigo que trata sobre a Fisiologia do Exercício ->
http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v25nspe/02.pdf
Ainda
na questão da respiração, Jaciel perguntou "qual é a
respiração durante o orgasmo feminino?" rimos e a discussão
partiu daí. Falamos sobre pompoarismo e filmes da Netflix que
tratam sobre o assunto. Abaixo coloquei um link que explica sobre o
pompoarismo e a lista de filmes:
Pompoarismo
-> https://www.youtube.com/watch?v=TSQIsZAqgIY&feature=youtu.be
Netflix
-> Laerte-se
Eu
não sou um homem fácil
Sense8
Retomando
ao conceito de aula:
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Impulso: segundo a Física "impulso é a grandeza física que
mede a variação da quantidade de movimento de um objeto".
https://www.estudopratico.com.br/impulso/ |
-
Lançamento: é o impulso com a projeção. Neste caso, a projeção
seria um movimento controlado que logo após ganha um impulso e, isto
denominamos de lançamento.
https://rodolfoerdmann.es.tl/Cualidades-f%EDsica.htm |
-
Propulsão: empurrar e voltar. Ex: pular.
http://www.imagui.com/a/dibujos-de-ejercicios-de-educacion-fisica-c85aGkbze |
- Nível: alto, médio e baixo.
- "Locomoção é um tipo de movimento, mas nem todo movimento é uma locomoção".
- Alinhamento: relaciona-se à estrutura óssea (uma articulação sobre a outra). Ele se dá a partir dos ísquios.
- Relação dos pés com a bacia/pélvis: tem a ver com alinhamento, enraizamento, calcanhares, ísquios, alongamentos de posteriores.
- Pés ventosa: arcos dos pés servem de ventosa, isto permite certo equilíbrio.
- Sustentado: oposto de despencado.
- Premissa: sustenta a ideia.
- Cinestesia: percepção do corpo em movimento.
- Sinestesia: relaciona-se com os sentidos.
Por fim, atendendo a muitos pedidos, foi feita uma discussão sobre as Demonstrações Individuais:
- A ideia é: como trazer para o corpo as experiências vividas em sala de aula;
- Pode ser feito o uso de outros materiais;
- As apresentações podem ser: representativas, explicativas ou poéticas;
- Cada aluno terá 25 minutos para apresentar e discutir sobre.
É sempre bacana explorarmos os níveis, impulsos, enraizamentos e lançamentos, salientando as variações de kinesfera.
ResponderExcluirPostagem relevante...é bom podermos sempre relembrar os conceitos trabalhados em aula.
ResponderExcluirRelembrar os conceitos trabalhados em aula me fez perceber o quanto evolui em relação a minha consciência corporal.
ResponderExcluirPor ser uma aula muito importante, achei a postagem bem completa, bem rica em detalhes, pude relembrar momentos para acrescentar no meu Caderno do Eu. Adorei, Rafa!
ResponderExcluirMARCOS PAULO PESSOA MONTEIRO