quarta-feira, 23 de maio de 2018

Conceitos - aula 17/05/2018


Iniciamos a aula com problemas técnicos, o cabo que liga o notebook no projetor havia quebrado. E por isso, a professora não pôde projetar o Blog para nós. A ideia da aula era conceituar alguns termos técnicos usados em sala de aula, devido a uma dúvida trazida pela Dani na aula passada. Pois bem, anoitei os termos que mais geravam dúvidas entre os colegas, e os conceitos nós fomos criando junto com a professora.
- Espaço interno: "um vértebra que empurra a outra"; abrir o espaço interno é expandir a musculatura de sustentação.Iniciamos a aula com um pequeno problema técnico: o cabo que liga o notebook no projetor quebrou e, portanto não foi possível a projeção do blog para a sala. A aula foi impulsionada por uma questão levantada na aula anterior que dizia respeito ao termos técnicos da professora, por isso a mesma decidiu explicá-los (confesso que por serem muitos, eu não pude anotar todos, mas escrevi os que os alunos mais tinham dúvidas):
- Musculatura de sustentação ou anti-gravitacional: associada aos espaços internos, como o próprio  nome diz é responsável pela sustentação do corpo. Constitui-se de fibras musculares vermelhas, ou seja, possuem alta resistência, baixa capacidade de produção de força e baixa velocidade de contração do músculo.
- Musculatura de explosão: é o oposto da musculatura de sustentação, constitui-se de fibras musculares brancas, isto é, têm alta capacidade de produção de força, alta e potência muscular e alta velocidade de contração do músculo. Porém, ela tende a fadigar mais rápido.
https://pt.slideshare.net/MarceloCarneiro2/fisiologia-do-tecido-muscular


 - Projeção: está associada a tridimensionalidade do corpo no espaço. "Uma força que te puxa para cima".
- Apoio do corpo: o que toca o chão, a parede, ou que for. "Você usa os apoios do corpo para empurra o chão".
Nesta hora, Jaciel levantou uma questão em relação a tridimensionalidade. Renata estava falando sobre o fato de só vermos o nosso rosto na forma bidimensional (espelhos, fotos) e é por isso que a tridimensionalidade permanece apenas no corpo, muitas vezes. Jaciel associou isto ao Mito da Caverna de Platão, nós só nos vemos bidimensionalmente assim como a sombras na caverna.
Levantou-se também questões sobre a respiração correta numa corrida e/ou exercício físico. Tendo em vista tais questionamentos, segue o link de um artigo que trata sobre a Fisiologia do Exercício -> http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v25nspe/02.pdf
Ainda na questão da respiração, Jaciel perguntou "qual é a respiração durante o orgasmo feminino?" rimos e a discussão partiu daí. Falamos sobre pompoarismo e  filmes da Netflix que tratam sobre o assunto. Abaixo coloquei um link que explica sobre o pompoarismo e a lista de filmes:
Netflix -> Laerte-se
                 Eu não sou um homem fácil
                 Sense8
Retomando ao conceito de aula:
- Impulso: segundo a Física "impulso é a grandeza física que mede a variação da quantidade de movimento de um objeto".
Resultado de imagem para impulso
https://www.estudopratico.com.br/impulso/
- Lançamento: é o impulso com a projeção. Neste caso, a projeção seria um movimento controlado que logo após ganha um impulso e, isto denominamos de lançamento.
Imagem relacionada
https://rodolfoerdmann.es.tl/Cualidades-f%EDsica.htm
- Propulsão: empurrar e voltar. Ex: pular.
Imagem relacionada
http://www.imagui.com/a/dibujos-de-ejercicios-de-educacion-fisica-c85aGkbze
- Plano: porta (frente), mesa (deitado) e roda (lateral).
- Nível: alto, médio e baixo.
- "Locomoção é um tipo de movimento, mas nem todo movimento é uma locomoção".
- Alinhamento: relaciona-se à estrutura óssea (uma articulação sobre a outra). Ele se dá a partir dos ísquios.
- Relação dos pés com a bacia/pélvis: tem a ver com alinhamento, enraizamento, calcanhares, ísquios, alongamentos de posteriores.
- Pés ventosa: arcos dos pés servem de ventosa, isto permite certo equilíbrio.
- Sustentado: oposto de despencado.
- Premissa: sustenta a ideia.
- Cinestesia: percepção do corpo em movimento.
- Sinestesia: relaciona-se com os sentidos.


Por fim, atendendo a muitos pedidos, foi feita uma discussão sobre as Demonstrações Individuais:
- A ideia é: como trazer para o corpo as experiências vividas em sala de aula;
- Pode ser feito o uso de outros materiais;
- As apresentações podem ser: representativas, explicativas ou poéticas;
- Cada aluno terá 25 minutos para apresentar e discutir sobre.


4 comentários:

  1. É sempre bacana explorarmos os níveis, impulsos, enraizamentos e lançamentos, salientando as variações de kinesfera.

    ResponderExcluir
  2. Postagem relevante...é bom podermos sempre relembrar os conceitos trabalhados em aula.

    ResponderExcluir
  3. Relembrar os conceitos trabalhados em aula me fez perceber o quanto evolui em relação a minha consciência corporal.

    ResponderExcluir
  4. Por ser uma aula muito importante, achei a postagem bem completa, bem rica em detalhes, pude relembrar momentos para acrescentar no meu Caderno do Eu. Adorei, Rafa!
    MARCOS PAULO PESSOA MONTEIRO

    ResponderExcluir

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.