terça-feira, 16 de outubro de 2007

Cidadão Corpo - Identidade e Autonomia do Movimento

Segundo o autor, e é o que não dá para se discordar, não há retenção de conhecimento quanto a movimentos, capacidade e até mesmo limitações do corpo, se não há um indivíduo ciente das informações e comandos regidos pelo seu aparelho locomotor.

Antes de tudo, é preciso para tanto, provocar sensações e experiências agradáveis que vão “acordar” a relação existente entre o corpo e o movimento, deixando assim explícito, que é um movimento consciente que mudará o comportamento corporal.

É louvável destacar o exemplo que é dado no 3º parágrafo da 13ª página do texto, “Levantar da cadeira ... e que poderia transmitir ao indivíduo uma sensação de prazer.”. Neste exemplo, o autor cita que uma simples ação, levantar da cadeira, se feito com o mínimo de percepção, poderia transmitir ao indivíduo agente uma sensação de prazer, devido à intensa distribuição de força muscular.

*****************************************

NOTA: Enquanto lia o texto, era impossível não dar importância às sensações que sentia durante e depois. Inicialmente eu estava deitado, e sentia uma dor na região do baço, porém não dava importância a ela. Seguindo adiante com a leitura, “Nossa principal orientação, era descobrir uma maneira de “executar o movimento com o menor esforço físico possível.”.” (2º parágrafo, 13ª página). Esse trecho fez com que eu repensasse essa posição física em que me encontrava (deitado de forma desconfortável), e propus-me a saná-la com o mínimo de movimento possível, apenas com as sensações e informações que meu corpo me fornecia quanto à dor, segundo orientações do autor. Foi incrível o resultado que obtive...enfim...continuando com a leitura =]..oskaspoaskpo...

----------->>>> ♥♥♥ <<<<-----------

Concordâncias à parte, discordo em partes do texto e dos posts anteriores, quanto à criticidade dos movimentos cotidianos ou até mesmo dos exercícios feitos nas academias. Mesmo que não saibamos dar a atenção devida aos movimentos quando realizados mecanicamente, não podemos descartar a importância de um exercício como esse, pois, além da circulação, flexibilidade, fluência etc, é um movimento mecânico que em contraste com um movimento consciente, que fará com que obtenhamos uma percepção mais sensível e aguçada. Acredito na fusão dos dois pensamentos. =]

http://www.jperegrino.com.br/Psicologia/consciencia_corporal.htm

Rafael ®

2 comentários:

  1. Genti...to superloko com esse blog...eo to postando o negocio às 03:59 da madruga e ele coloka ki postei às 22:34...derrrrr..

    enfim...

    ^^

    ResponderExcluir

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.