sábado, 24 de novembro de 2007

TENSÃO HARMONIOSA

Antes de escrever meu diário, pesquisei o que é EUTONIA.

O QUE É EUTONIA
A Eutonia é uma prática corporal criada e desenvolvida por Gerda Alexander (1908 Wuppertal / Alemanha - 1994 Copenhagem / Dinamarca). A palavra eutonia significa tensão em equilíbrio; tônus harmonioso (do grego eu : bom, harmonioso e do latim tônus: tensão). O trabalho consiste no uso da atenção às sensações promovendo a ampliação da percepção e da consciência corporal. Um processo em que o aluno acessa a sabedoria que é própria do corpo usando-a a seu favor. O aluno entra em contato com o tempo do organismo, com os ritmos internos e com o diálogo entre este universo interno (sensações, percepções, emoções, pensamentos) e o externo (o corpo em relação ao espaço, aos objetos, aos outros seres, ao solo, ao ar, aos sons, às forças da Física que atuam sobre o corpo, etc). À medida que conhece o corpo aprende a economizar energia e equilibrar as tensões, reconhecendo suas necessidades de atividade, de descanso e incorporando hábitos saudáveis. A Eutonia é um caminho preventivo indicado para pessoas de todas as idades já que melhora a qualidade de vida respeitando o ritmo pessoal de cada um. Músicos, dançarinos, atletas, atores, artistas e artesãos se beneficiam muito com a prática, além de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com limitações físicas.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EUTONIA

Tato, tocar, contato. Contato com o tato. O contato.

Tato. A primeira idéia de experimentar o tato é com nossas mãos. O tato cobre nosso corpo. Agora sinto com minha pele que a temperatura está alta. Não venta. São diversas as sensações que tem nosso corpo, mas não temos consciência de todas. Ainda bem que não.
Tato e contato são o mesmo? Eu posso ter contato sem tocar? Eu posso tocar e não ter contato?
Tato e contato são palavras com significados quase distintos. Tato é tocar, sentir com a pele, é fazer contato. Um contato que pode ser afetuoso ou não. Você sente as diferenças do tato? Tem o tato repulsivo, carinhoso, prazeroso. Tem o tato que só quer conhecer, que só quer "ler", enfim, tem uma variedade de tatos.
O contato. Há uma infinidade de contatos. O contato pele-a-pele, o contato pele-objeto, o contato que se faz mesmo à distância. Em nosso corpo, acredito eu, há um fluxo intenso de energia que ás vezes precisa irradiar, fazer contato com o outro ou com o meio, preencher o meio.
Eutonia era uma palavra desconhecida para mim. O corpo em harmonia é um corpo não doente? Trabalhar o corpo, conhece-lo internamente e saber de seu tamanho real é parte do processo da eutonia. É difícil para nós pensarmos num corpo esqueleto, músculos e órgãos. Confesso que estou conhecendo meu corpo agora e percebendo que há dentro de mim um esqueleto parecido com aqueles impressos em livros dentro de mim. Eu nunca me pensei daquela maneira. Me pensava como essência.
A eutonia é uma espécie de tratamento alternativo em que a pessoa entra em harmonia consigo mesma. Ter consciência de seu corpo, de seus diversos sistemas, de seu volume, do que ele é constituido é um trabalho difícil para nós acostumados a não nos pensar como um "corpo".

3 comentários:

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.