terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Aula de campo - 28 de novembro

-Há um (des)alinhamento próprio do personagem?
Sim, existe um desalinhamento, pois devido a simulação de seios muito pesados, provocam uma inclinação para frente com a presença de uma leve corcunda. Essa é a principal caracteristica de desalinhamento do personagem.


-Há o uso de diferentes formas de (des)alinhamento na dinaminca do personagem?

Durante o espetáculo, a palhaça alterna seus movimentos nos planos alto, médio e baixo. Para se adequar aos movimentos existe um desalinhamento do corpo, devido ao exagero dos movimentos.

-É possivel relaciomar o (des)alinhamento do personagem com as situações cênicas apresentadas?

Notamos o desalinhamento e vitude da situação cênica, visto que em todo tempo ela representa uma senhora lavadeira, com a menor vocação para tal tarefa, e assimviaja pelo mundo imaginário, enfrentadno por exemplo, guerras e monstros. A alternancia de níveis também é uma provocativa ao desalinhamento corporal do personagem.

-Há destaque para alguma parte do corpo na contrução do personagem?

Fartos seios e nádega, caracterizam o personagem. A luta constante para se livrar dos "pesos"a mais torna o espetaculo ainda mais interessante e chamativo para essas partes do corpo.

-o uso de uma parte especifica do corpo define ações e reações nas situações cênicas?

O personagem praticamente fala com o rosto. Sua expressão facial é muito bem trabalhada, de modo que nos transmite as sensações momentaneas do personagem, tais como dor, alegria, tristeza e coragem pela qual é tomada no momento de ação em cada cena. Os recursos faciais utilizados dão destaque para essa parte em seu corpo.

-Há o uso especial de uma ou mais partes do corpo na dinâmica de personagem?

A existência de um conjunto de ações do personagem alterna o foco do movimento em cada cena, então acredito que o trabalho corporal foi bem desenvolvido, permitindo uma certa alternancia de movimentos combinando diferentes partes do corpo ao mesmo tempo.

-É possivel relacionar o uso de partes do corpo com situações cênicas apresentadas?

Existe uma cena que muito me chamou a atenção, em que o personagem se mostra incomodado com os seios avantajados e faz brincadeiras propondo formas de se livrar dos mesmos. Em outra cena, ela manifesta corporalmente as dores sentidas na coluna devido ao peso dos seios. Conclui que existe uma chamativa para partes altenadas do corpo dependendo da cena proposta.

_Há um apoio de pé especifico da contrução do personagem?

A palhaça tem os pés e joelhos rotados para dentro. Os passos são curtos e os ombros para dentro.

-A dinãmica dos apoios é importante para a cena?

Sim, percebi que em alguns momentos ela buscava se apoiar nas pontas dos pés para desenvolver a cena, e simulava também ter dificuldade de permanecer naquela posição, como se realmente tivesse com todo o peso dos enchimentos.

-É possivel relacionar o uso de apoios diferentes com as situações cênicas apresentadas?

Em todas as situações enfrentadas pelo personagem ocorriam necessidades de adaptação de apoios. Em diferentes cenas poderiam ser utilizados os mesmos recursos, porém com diferenças em outras partes do corpo .

Outras observações do corpo do personagem relacionadas com os estudos realizados na aula.

A forma de se sentar sobre o monte de roupas sujas, mostra o recurso corporal da atriz, não havia desalinhamento nos momentos em que ela se levantava da trouxa. Quando ela cai dentro do balde, por exemplo, sua forma de se lenvantar é bem diferente, e isso me deu a impressão de que o trabalho de sentar e levantar foi bastante elaborado na contrução do personagem.

Luciene

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.