quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Consciência pelo Movimento

Máscaras
Moshe explica que a educação da sociedade acaba massacrando o individuo no sentido de ele não ser valorizado naquilo que ele realmente quer e para tentar ser compreendido e seguir essa " cartilha de modo de vida" da sociedade ele acaba por se esconder atrás de mascaras. Essas máscaras seriam uma forma de ele se satisfazer momentaneamente, pois só isso que o fará, sendo que aquilo que realmente poderia o satisfazer por completo foi soterrado pela sociedade e deixado de lado para os supostos desejos da mascara. Tudo isso gera emoções negativas a quem usa a mascara e acaba por tornar o individuo um tanto quanto efêmero em suas decisões, pois apenas se contentará naquilo que estiver fazendo algum sucesso, naquilo que estiver sendo respeitado e não aquilo que o fará mais completo. Por isso é comum pessoas mudarem tanto de emprego e ter uma vida de promiscuidade sexual. No caso da promiscuidade sexual entendo que Moshe quis dizer que as mascaras fazem que ele busque sucesso em várias esferas inclusive a da promiscuidade sexual e eu complemento dizendo que como em outras esferas, por ex. o profissional, ele não se sente verdadeiramente realizado ele acaba sentindo um vazio, dúvidas a respeito de si mesmo e acaba tentando completar esse vazio com a promiscuidade sexual, podendo ser apenas alguém que sai beijando muitas pessoas ou também alguém que prefere trocar uma pessoa que ele goste, mas que não é tão bem vista pela sociedade para ficar com uma que caiba no modelo-padrão da sociedade.

Auto-imagem
De inicio eu achei que auto-imagem fosse a imagem que projetamos para o mundo exterior, ou seja, mais o físico. Mas depois entendi que não é só isso, que na verdade a auto-imagem está muito ligada também ao interno.A auto-imagem tem haver com tudo o que sentimos, com nossa estrutura corpórea, com nossas ações. Tudo aquilo que parte de nós para o meio, tudo aquilo que pode ser visto ou sentido por outro. A auto-imagem é construída a partir de três fatores: a hereditariedade, a educação e a auto-educação.A hereditariedade não tem como mudarmos, pois é biológica. Vem de nossos ancestrais e nascemos já com essas características. A educação é o que a sociedade (incluindo é claro nossos pais e próximos) nos passa, sendo que algumas coisas são engessadas e ultrapassadas.A auto-educação é o fator em que mais podemos trabalhar pois é uma educação que parte de nós mesmos mas não podemos trabalhar com ela por completo pois está ligada a nossa educação.A auto imagem compõe de quatro elementos que estão presentes em todas nossas ações: movimento, sensação, sentimento e pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.