quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Reconhecimento interno e externo (Aula do dia 18/12/2012)

O que é Consciência Corporal? Consciência corporal pode ser entendido como a interação entre todos os aspectos implícitos no trabalho a ser desenvolvido com o corpo.
 Começamos a aula apenas com o professor Élder e tivemos que dar licença para as moças dos serviços gerais para que elas limpassem a sala. Então começamos a aula na parte de fora, logo no inicio da aula professora Renata chegou.

Reconhecimento dos ossos dos pés
 A primeira atividade foi de reconhecimento do número de ossos dos pés, que por sinal fui um pouco mal, e acabei identificando apenas a quantidade de 17 ossos, sendo que cada pé possui 26 ossos. Ao longo da atividade fomos instruídos pelos professores de como identificar cada osso (quando possível) e então fomos identificando juntos e depois cada um falou quantos ossos havia encontrado.
Atividade com a bolinha nos pés
A segunda atividade proposta foi de colocar o pé, do qual não havíamos trabalho no exercício anterior, em cima da bolinha e rolar o pé sobre a bolinha, massageando o pé e sendo possível até sentir o contato dos ossos com a bolinha. Após isso, caminhamos pela sala para sentir a diferença no toque dos pés com o chão. Algumas pessoas sentiram incomodo enquanto faziam o exercício e outras depois de fazer o exercício. Eu senti mais consciência e facilidade para movimentar os pés. Então fizemos no outro pé e caminhamos pela sala novamente.
Grande Moonwalk com salto e giro Essa atividade proposta foi bem legal e me lembrou a prova de habilidade especifica. O professor Élder ensinou o que deveríamos fazer. Consistia em andar de costas deixando o joelho reto, dar um pequeno salto (de costas) e depois dois giros. Algumas pessoas sentiram dificuldade, eu achei legal, o único problema é que acabamos não vendo como nós estamos fazendo para que possamos melhorar, mas acredito que o intuito não seja essa, de “quem faz melhor” mas sim quem SE JOGA na atividade. Nesse exercício estimulamos nosso apoio com os pés e consequentemente joelhos e coluna.
Apoio e enraizamento A quarta atividade tínhamos que tenta enraizar um dos pés no chão, sentir o apoio e tentar se equilibrar de modo devagar e fazer alguns movimentos dos quais exigiam equilíbrio e concentração, fazendo o símbolo do infinito com o outro pé e depois deixando-o solto de forma que jogávamos ele para frente e para trás, após isso podemos dar formas diferentes, sempre com um pé apoiado no chão. Nesse exercício em alguns momentos me senti um chafariz humano (no bom sentido da palavra) devido a ter uma base sólida e os braços e cabeça soltos, e vocês, como se sentiram?
Exercício Dança e Expressão O último exercício proposto e mais divertido foi o de caminhar pela sala, então a Renata colocou algumas musicas e tínhamos que nos movimentar de acordo com o ritmo, de certa forma interagindo com o outro. Na última música eu senti uma liberdade indescritível, me senti como se estivesse flutuando e usando meus braços como asas e com a música me remeteu ao “Lago dos Cisnes” (me deixam viajar, ok! rsrs). E vocês, o que imaginaram e sentiram nesse último exercício?
Vou deixar pra vocês um vídeo que me lembrou muito o último exercício proposto e fica uma dica de filme sensacional para as férias, O Cisne Negro. Obrigado e espero que tenham gostado.

VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=CsvtIzebNcw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.