sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Aula Consciência Corporal 17/12/2012

Oieee! Hoje é a minha vez  ( Hellen *-* ) de descrever nossa aula de Consciência Corporal!!!

Nesta aula,  primeiramente, fizemos análise da primeira postagem no nosso blog de consciência corporal, aonde fomos orientados em como redigir nossos textos. Também foi conferido nossas opiniões contidas no "caderno do EU".  Em seguida, começamos pelo exercício de andar pela  sala preenchendo todos os espaços vazios  e  avaliando o  nosso estado corporal naquele momento. Deveríamos examinar nossa posição de cabeça, pescoço, coluna, pés, quadris, e observar  quais sensações nos rodeavam a partir daquele exame interior.

Após  andarmos na sala, partimos para outra dinâmica, mas esta foi  em dupla.  Assim, que formadas as duplas (que foi de forma aleatória), a professora Renata, nos explicou como seria este exercício, que tinha como objetivo o reconhecimento  tátil da estrutura anatômica facial ( articulação, ossatura e musculatura ) do colega, afim de que pudéssemos conhecer este sistema pelo tato, e assim, sermos capazes de  imaginar como seria a estruturação anatômica da região de cabeça e pescoço.
Resumo do exercício:
Um colega se deitou  no chão,  e o outro colega ficou sentado de frente para a cabeça (do colega deitado), de modo que conseguia ter pleno acesso sua à face. A professora fez orientações durante todo o exercício. Começamos "descolando" o couro cabeludo do parceiro, para aliviar as tensões, conseguinte, fomos orientados a tatear todas as estruturas faciais, segurar a cabeça do colega no ar ( quase todos foram surpreendidos pelo peso do crânio ) e brincar com sua articulação do pescoço , daí,  fomos induzidos a imaginar como seriam todas aquelas estruturas, e como se articulavam para resultar naquela gama de movimentos que éramos capazes de fazer.

A professora colocou uma música de caráter inspiradora de relaxamento, preguiça e demais sensações malemolentes / pelo menos pra mim/ creio eu, para acentuar aquela sensação de calmaria deliciosa em que todos pareciam estar mergulhados. Terminado primeira parte, os pares trocavam de posição, para que os dois tivessem  a experiência proporcionada pela dinâmica.
Eu, mesmo sentindo muitas dores na região orofacial (compreendida pelo exercício) consegui relaxar e aproveitar bastante!
Ao findar o exercício, fomos convidados a contra gosto (porque ninguém parecia mais querer sair do chão, a fleuma tomando conta da sala!!!) a nos levantar e caminhar novamente pela sala, sentindo novamente todo o nosso corpo. Como ele estava agora? como sentíamos todas aquelas estruturas, outrora tensionadas?

Então, a professora Renata, colocou diversas músicas para que dançássemos de acordo com elas, movimentando primariamente as articulações trabalhadas na dinâmica anterior. Nesta parte eu sofri um pouco, eu estava com a região muito dolorida, confesso que fiz este exercício na raça! hahahaha
Fomos orientados a formar uma roda, dançando de acordo com a música que estava tocando, e de três em três, adentrar no meio do círculo formado por nós, dançando também entre si, de forma harmônica; ou seja, um deveria complementar o movimento do outro de acordo com o balanço da música que tocava. Somente 3 alunos por vez poderiam dançar dentro da roda, se um ameaçasse entrar no centro , o outro que lá já estava  dançando, deveria sair para dar espaço para o colega. Assim fizemos até que todos passassem pelo centro da roda. No final da aula, durante a discussão, fomos convidados a relatar sobre a experiência vivenciada por cada um, tanto pessoal quanto em grupo.

Todos nós apresentamos de forma bem acolhedora nossas visões obtidas através das dinâmicas que participamos na aula. E para elucidar a parte anatômica, a professora, com o recurso de data show, nos mostrou  figuras e fotos do esqueleto humano, assim, todos puderam ter noção do que realmente estavam tocando, e de como as articulações de cabeça e pescoço realmente funcionam.

 Muitos da turma ficaram atordoados/incrédulos com o tamanho e delicadeza dos ossinhos da coluna cervical, principalmente com a articulação atlas-axis.


 Eu, particularmente, não me surpreendi porque já tenho conhecimentos bem aprofundados nessa matéria, mas foi bem legal ver a reação e o aprendizado dos meus colegas.
Após esclarecer todas as dúvidas, a professora Renata, finalizou a aula, que pareceu agradar a todos!
Bom, esta foi a minha visão sobre a nossa aula passada, espero que não tenha me esquecido de muita coisa, mas caso eu tenha , fiquem a vontade para acrescentar comentários, críticas e observações!!!

E isso é tudo, pessoal!!! hahahahaha Até mais!!!












3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.