Nesta aula, primeiramente, fizemos análise da primeira postagem no nosso blog de consciência corporal, aonde fomos orientados em como redigir nossos textos. Também foi conferido nossas opiniões contidas no "caderno do EU". Em seguida, começamos pelo exercício de andar pela sala preenchendo todos os espaços vazios e avaliando o nosso estado corporal naquele momento. Deveríamos examinar nossa posição de cabeça, pescoço, coluna, pés, quadris, e observar quais sensações nos rodeavam a partir daquele exame interior.
Após andarmos na sala, partimos para outra dinâmica, mas esta foi em dupla. Assim, que formadas as duplas (que foi de forma aleatória), a professora Renata, nos explicou como seria este exercício, que tinha como objetivo o reconhecimento tátil da estrutura anatômica facial ( articulação, ossatura e musculatura ) do colega, afim de que pudéssemos conhecer este sistema pelo tato, e assim, sermos capazes de imaginar como seria a estruturação anatômica da região de cabeça e pescoço.
Resumo do exercício:
A professora colocou uma música de caráter inspiradora de relaxamento, preguiça e demais sensações malemolentes / pelo menos pra mim/ creio eu, para acentuar aquela sensação de calmaria deliciosa em que todos pareciam estar mergulhados. Terminado primeira parte, os pares trocavam de posição, para que os dois tivessem a experiência proporcionada pela dinâmica.
Eu, mesmo sentindo muitas dores na região orofacial (compreendida pelo exercício) consegui relaxar e aproveitar bastante!
Ao findar o exercício, fomos convidados a contra gosto (porque ninguém parecia mais querer sair do chão, a fleuma tomando conta da sala!!!) a nos levantar e caminhar novamente pela sala, sentindo novamente todo o nosso corpo. Como ele estava agora? como sentíamos todas aquelas estruturas, outrora tensionadas?
Então, a professora Renata, colocou diversas músicas para que dançássemos de acordo com elas, movimentando primariamente as articulações trabalhadas na dinâmica anterior. Nesta parte eu sofri um pouco, eu estava com a região muito dolorida, confesso que fiz este exercício na raça! hahahaha
Fomos orientados a formar uma roda, dançando de acordo com a música que estava tocando, e de três em três, adentrar no meio do círculo formado por nós, dançando também entre si, de forma harmônica; ou seja, um deveria complementar o movimento do outro de acordo com o balanço da música que tocava. Somente 3 alunos por vez poderiam dançar dentro da roda, se um ameaçasse entrar no centro , o outro que lá já estava dançando, deveria sair para dar espaço para o colega. Assim fizemos até que todos passassem pelo centro da roda. No final da aula, durante a discussão, fomos convidados a relatar sobre a experiência vivenciada por cada um, tanto pessoal quanto em grupo.
Todos nós apresentamos de forma bem acolhedora nossas visões obtidas através das dinâmicas que participamos na aula. E para elucidar a parte anatômica, a professora, com o recurso de data show, nos mostrou figuras e fotos do esqueleto humano, assim, todos puderam ter noção do que realmente estavam tocando, e de como as articulações de cabeça e pescoço realmente funcionam.
Muitos da turma ficaram atordoados/incrédulos com o tamanho e delicadeza dos ossinhos da coluna cervical, principalmente com a articulação atlas-axis.
Após esclarecer todas as dúvidas, a professora Renata, finalizou a aula, que pareceu agradar a todos!
Bom, esta foi a minha visão sobre a nossa aula passada, espero que não tenha me esquecido de muita coisa, mas caso eu tenha , fiquem a vontade para acrescentar comentários, críticas e observações!!!
E isso é tudo, pessoal!!! hahahahaha Até mais!!!
3
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.