segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Aula de 15 de janeiro - tarde.

Olá, pessoal! Vamos falar um pouquinho sobre a aula do dia 15 de janeiro!

Nossa aula começou com a distribuição de um bastão de madeira para cada um dos alunos. Esses bastões foram colocados no chão formando um círculo e cada pessoa posicionou-se em cima de seu bastão pisando com a região do metatarso.




Feito isso, caminhamos então de lado ao longo dos bastões tomando o cuidado para não levantarmos os dedos dos pés ao fazermos os movimentos e evitar olhar para baixo. Deveríamos movimentar bem os joelhos, as pernas e manter os pés mais estáveis. Caminhamos por todo o círculo até retornarmos cada um em sua posição de origem. Embora tenha durado poucos minutos, para mim a atividade foi deveras dolorida! E o que pude perceber é que a queixa não era só minha.

Para a segunda atividade, a turma dividiu-se em duplas. Cada dupla encaminhou-se para um espaldar e revezou as atividades propostas no instrumento.


O primeiro movimento consistia em posicionar-se em pé no espaldar de forma que os pés se apoiassem em uma das barras de ferro com o metatarso (assim como nos bastões de madeira). Os braços seguravam firmemente em outra barra, mas a força de sustentação concentrava-se nos pés. Mantendo os dedos dos pés abaixados, fizemos movimentos de meia ponta, pés paralelos ao solo e para baixo. Para isso, tínhamos o auxílio do nosso parceiro, que observava o alinhamento da coluna, se os dedos dos pés não se mexiam e nos ajudavam com delicados toques quando precisávamos melhorar alguma dessas coisas. Particularmente, senti muita dor na região do metatarso, que já estava sensibilizada pela atividade com os bastões. E foi difícil fazer os movimentos 10 vezes - como a professora Renata propôs. 
Para realizar o segundo movimento, distanciamos mãos e pés no espaldar com 6 barras de ferro. Continuando com a proposta de apoiar-se com o metatarso e manter os dedos dos pés curvados para baixo, seguramos com as mãos na barra e alongamos nossa coluna formando um arco com o corpo. A partir dessa posição, flexionamos os joelhos e abaixamos, alongando bem a coluna, esticando os braços - que sustentavam o peso do corpo - e aproximando as nádegas dos calcanhares. Enquanto isso, nosso parceiro observava o alinhamento da coluna, dos joelhos e dos calcanhares. Por exemplo, se ao abaixar os calcanhares se aproximavam ou afastavam. Para mim, foi o exercício mais difícil da aula, primeiro pela sensibilização anterior do metatarso, que nessa hora já estava ultra dolorido, e segundo pelas mãos que doíam muito ao sustentar o peso do corpo segurando na barra de ferro. 

A terceira atividade proposta envolvia as bolas de Pilates:


Para a primeira atividade, cada um de nós escolheu a bola como tamanho mais adequado.  Praticamos o exercício de rolar sobre a bola, dando impulso com os braços para iniciar até passar todo o corpo por ela. Posicionamos-nos então como se fôssemos fazer flexões, mas com a bola logo abaixo dos joelhos. Assim:


Trazendo a bola com as pernas, nos colocamos em cima dela em posição fetal, tomando o cuidado de sempre fazer os movimentos durante a inspiração de ar, que devia ser longa e profunda. Para a atividade, foi necessário manter a concentração e o equilíbrio em cima da bola. Repetimos o movimento 10 vezes, com a ajuda dos monitores e da professora que checavam o alinhamento da coluna e dos braços.
Para a segunda atividade, nos sentamos em cima da bola com a coluna reta e os pés paralelos. Com os pés e durante a inspiração, caminhamos lentamente para frente de modo que a bola deslizava pelas costas e se encaixava na coluna. Permanecíamos agachados, mantendo o contato da bola com as costas, enquanto expirávamos e depois retornávamos à posição original. 
Para a terceira atividade com as bolas, sentamos em cima delas com a coluna reta, pés paralelos e encostando as bolas na parede ou algum outro lugar fixo que desse estabilidade. Ainda sentados, "pulamos" em cima das bolas 3 vezes e nos levantamos sempre atentos ao alinhamento da coluna e levando a pélvis para frente. Fizemos isso algumas vezes na nossa bola e depois começamos a trocar de bolas, fazendo os mesmos movimentos, mas em bolas de tamanhos diferentes e diferentes lugares da sala.

Ao final das atividades com as bolas, elas foram devolvidas e retomamos os bastões de madeira. Eles foram posicionados atrás da cabeça, no occipital e sustentados pelas mãos. Conduzimos então os movimentos do nosso corpo a partir desse bastão, percebendo a forma que ele podia conduzir para que lado virávamos ou a direção que seguíamos. Andamos pela sala, sentindo essa "condução" e prestando atenção também no alinhamento da coluna, no movimento dos pés e nos olhares, tomando cuidado com o outro que também caminhava pela sala.




Para a próxima atividade, dividimos a turma em duplas e cada dupla pegou uma bola de borracha de tamanho médio. Iniciamos então um jogo, em que devíamos mandar a bola para o parceiro e prestar atenção no peso, em como o corpo recebe a bola, na força que exerce para envia-la e sempre nos movimentando pela sala. Passado um tempo, o professor João retirou algumas bolas do jogo de modo que as duplas transformaram-se em trios. A proposta continuou, até que restaram duas bolas e a turma fez uma roda de forma que todos os alunos jogavam juntos. Mantendo a proposta de enviar a bola, começamos a nos movimentar pela sala, sempre jogando a bola para quem mantivesse um contato visual conosco. E depois de jogar, deveríamos fazer um rolamento no chão, cada vez de um modo diferente, indo em direção àquele que pegou a bola. Após um tempo nesse jogo, fizemos uma roda e o professor João trabalhou o olhar e a interação do grupo. Enviávamos a bola para quem estivesse realmente olhando e ao mesmo tempo tentávamos prestar atenção e enxergar o que acontecia com os outros participantes, para onde iam as outras 3 bolas na roda.

Por fim, nos dividimos em duplas e cada dupla pegou novamente o bastão de madeira. Treinamos então trocar o bastão de mãos, jogando para nosso parceiro sempre o bastão na posição vertical como se fosse um jogo de bola. Enquanto isso,  a professora Renata buscou um instrumento que eu não sei o nome, se parece com um tambor e ela utilizava bastões de madeira para toca-lo. Nos ensinou, então, uma música:

"Peneirou, peneirou, peneirou (3x)
Peneirou, peneirou, peneirou,
Gavião peneirou, bateu asa e avoou
Peneiro, bateu asa e avoou"

Aprendida a música, formamos duas filas, sendo que as duplas ficavam de frente um para o outro. E enquanto cantávamos a música, nos deslocávamos de um lado para o outro no famoso "dois pra lá, dois pra cá". Quando chegávamos na parte do gavião da música, parávamos em frente ao nosso parceiro, abaixávamos ligeiramente e no "avoou" trocávamos os bastões de mãos, como havíamos treinado anteriormente. E quando pegamos um pouquinho do jeitinho da coisa, os parceiros de duplas também pegaram um bastão, de modo que todos os alunos tinham um bastão em mãos e eles eram trocados ao longo da música.

Para terminar a aula, sentamos em roda e discutimos um pouco das formas de avaliação da disciplina. Demos sugestões de como poderíamos ser avaliados, e pudemos perceber o quanto é difícil pensar em algo assim. Chegamos a um consenso e a professora Renata distribuiu os 100 pontos em algumas atividades avaliativas que serão feitas ao longo do semestre.

Bom, pessoal, foi isso. Muito obrigada pela atenção. Se eu tiver esquecido ou errado alguma coisa, aguardo sugestões. Muitos beijinhos,

Isabella Jorge Gnoato




2 comentários:

  1. Oi Isabella, muito bem detalhado a aula do dia 15, sobre o exercício dos bastões no chão e a mania de levantar o dedo dos pés eu senti na pele isso, no exercício da bola de pilates, eu machuquei o dedo do meio do meu pé esquerdo, sempre que eu ia andar ao levantar os dedos dos pés o dedo doía, foi até bom pra eu me corrigir nesse aspecto... Quanto ao exercício do espaldar realmente foi difícil, porém importante para diagnosticarmos as nossas necessidades quanto a postura de coluna, dos joelhos e dos calcanhares. A minha panturrilha doeu horrores durante a semana, mas vale o sofrimento.

    Até a próxima aula!!!

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  2. Adorei Isabella!
    Ficou muito bem descrita a aula, ficou muito bom.

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