domingo, 24 de março de 2013

O nosso sol, e o meu esqueleto.




Surya Namaskar

A aula se inicia com o Surya Namaskar, que significa Saudação ao Sol. Uma prática desconhecida por muitos da sala e que tem como função, saudar a energia criativa que gera movimento, expansão e pulsação em todo o nosso corpo e no planeta.
No primeiro momento, Renata ensinou as posições que deveriam ser feitas, e depois, juntamente com a turma iniciamos o ciclo de movimentos.



Com o corpo no eixo, encaixado, e as mãos formando um triângulo, elevamos os braços pela lateral do corpo, alinhando cabeça, respeitando os limites, sem dobrar a coluna, sem forçar o pescoço ou o tronco.
Após isso, descemos os braços, também pelas laterais, e inclinamos todo o corpo para baixo, até que as mãos pudessem tocar o chão, e tudo feito sempre durante intercalações da respiração (inspirar, expirar).
Mantendo como apoio as mãos e os pés, o próximo passo seria levar a perna direita para trás, levantando os braços e o tronco, formando a posição do Guerreiro.
A próxima postura era a do Cachorro olhando para baixo, juntando novamente os pés, descendo os braços e igualando a distribuição de peso do corpo, espreguiçando o corpo, afundando a coluna e levantando o bumbum.
Após isso, nos sentamos sob os calcanhares e fizemos a posição chamada Criança, alongando braços, coluna, escápulas, e nos preparando para o próximo movimento, que seria apertar as mãos no chão, com os cotovelos para trás e elevar o tronco, projetando o peito para frente.


Feito isso, voltamos a repetir todos os movimentos até retornarmos à postura inicial com as mãos em forma de triângulo e os braços levantados alinhando o corpo.
Saudamos o Sol por aproximadamente 5 vezes.
Ao final, todos apresentavam sensações diferentes a respeito da dinâmica: por falta de força na musculatura de sustentação, ou por má distribuição de peso, alguns alunos perceberam dores no corpo, pernas trêmulas, dores nos pulsos, e alguns tiveram a sensação de prazer, bem estar, e até mesmo uma maior separação dos ísquios.
Nível de dores no corpo
Separação dos Ísquios


A segunda proposta da aula necessitou de papel e caneta, e o objetivo era o de novamente, fazer um desenho do esqueleto humano. Agora que já conhecíamos boa parte da estrutura óssea, como seria o nosso novo desenho? Quais detalhes o diferenciariam do primeiro rabisco, feito no dia 10/12/2012?
Era obrigatório o uso da caneta, para evitar que apagássemos os erros, deveríamos estar certos do que iríamos fazer, e como recurso, só poderíamos buscar em nós mesmos, nos tocando, apalpando, sentindo, e passando todas as impressões para o papel.
Quando o tempo determinado para a prática acabou, nos sentamos em roda, houve a entrega dos primeiros desenhos que havíamos feito, e começamos a discutir sobre quais as diferenças que ambos tinham. O que o último esqueleto tinha de diferente? O que tinha de igual? Ganhou algum osso? Perdeu algum?
E a partir de tais pontos a serem compartilhados, descobrimos que a maioria dos novos esqueletos tinham ganhado mais ossos, maiores detalhes nas formas de encaixe, nos quadris, boa parte dos esqueletos agora possuíam escápula, rótula, enfim, os desenhos estavam muito mais limpos e claros.







Por fim, segue abaixo um vídeo em que a colega Lorenna, também colaboradora do blog nessa semana, nos explica qual sua visão da aula, quais as sensações que teve durante os exercícios, e qual impressão ficou durante as atividades realizadas no dia 18/03.



Tradução:

Tudo bem? Vimos hoje na aula de Consciênia Corporal, algumas posições que nos ajudam na organização do corpo, como alinhar a coluna da maneira mais correta, por exemplo. Em algumas posições minha perna tremia bastante.
É necessário sentir como o corpo está por dentro para ter uma boa organização, o que é difícil, temos que perceber o corpo como todo, acho difícil essa parte física, erguer as mãos alinhadas, abaixar e distribuir o peso, doeu um pouco minha coluna.
Sem mais, obrigada.

Bom, espero que tenham gostado. Ahh, e se alguém tiver algo a acrescentar, por favor nos ajude!

Beijão!
Matheus e Lorenna.

Um comentário:

  1. Hellen e Matheus, eu reeditei a postagem e coloquei o vídeo na própria postagem pra ficar mais fácil o acesso. Espero que não fiquem bravos... rsrsrsrs... abraços!!! João Elder

    ResponderExcluir

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.