domingo, 24 de março de 2013

Última aula


Nossa última aula foi uma revisão rápida de quase todas outras aulas que tivemos. Começamos relembrando sobre os pés, os movimentos que podemos com eles, que temos 26 ossos nos pés e diferenciamos alguns deles.
















Fizemos uma recapitulada básica da diferença entre ligamento [LIGA OSSO A OSSO, AUXILIA NA SUSTENTAÇÃO DO ESQUELETO E NÃO PROMOVE MOVIMENTO] e tendão[CONTINUAÇÃO DO MÚSCULO, PROMOVE MOVIMENTO E LIGA MÚSCULO A OSSO]. Falamos sobre a bacia (Cintura Pélvica), discutimos sobre a quantidade de ossos que existem e os nomes [ATUALMENTE CHAMADO DE ÍLIO].

















Conversamos sobre nossa coluna, 33 vértebras, incluindo as 5 sacrais e 4 do cóx que são fundidas. Comentamos sobre alguns casos em de problemas na coluna e sobre a quiropraxia [PROFISSÃO QUE SE DEDICA A TRATAR PROBLEMAS DOS SISTEMAS NEURAL-MUSCULAR-ESQUELÉTICO É UMA ÁREA DA SAÚDE]. Terminamos de falar da coluna pelo começo, explicando: Atlas e Axial, o professor Élder falou sobre a função, os nomes e o porquê dos nomes das duas primeiras vértebras da coluna.


Cintura escapular, possibilidades de movimentos possíveis e ossos que já tínhamos visto em algumas aulas anteriores no esqueleto e nos slides, o formato e o motivo de termos tanta possibilidade de movimentos com nossos membros superiores, que são formados pelos ossos: Ulna, rádio e úmero, além dos ossos das mãos, que são em menor número comparado com os dos pés para conferir maiores movimentos e mais especializados também. Também falamos sobre a semelhança entre braços e pernas (comparando os ossos). Foi relembrado também da caixa torácica, as costelas, do esterno e sua semelhança com um punhal, do formato das costelas, deixamos de falar da parte torácica da coluna, que eu particularmente acho muito interessante, que são as vértebras, única parte onde os espinhos são voltados para baixo para dar mais proteção aos órgãos internos da região torácica.
Fizemos a leitura e a correção do caderno do nós, foi explicado mais um pouco sobre o trabalho e depois partimos para a parte mais prática da aula, a começar pelo alongamento mortal que o Élder havia passado na aula anterior, não foi tão difícil quanto o primeiro não, mas ainda tinham algumas pessoas (incluindo eu) tremendo "de frio" durante o exercício, em seguida foi repassado o enraizamento em três esferas, um maior, um médio e um menor, fizemos isto dançando algumas músicas, muito interessantes e que deixaram a aula ainda melhor, dançamos sem perder toda a movimentação dos membros inferiores e com o passar do tempo fomos incluindo os braços nos movimentos, deixando estes ainda maiores e mais bem trabalhados. Depois passamos a utilizar os braços como base, um exercício onde as mãos se tornavam os pés e a cintura escapular se tornava a pélvica, tentamos nos movimentar e nos sustentar a partir desta nova base utilizando a cintura pélvica como ponto de equilíbrio.

E para terminar a aula, o professor Élder deu uma nova tarefa para nós, pediu para que fizéssemos um esqueleto, numa folha em branco. no final entregou as folhas com os primeiros que desenhamos no final do curso para que pudéssemos fazer uma comparação.

2 comentários:

  1. Ficou bom a sua postagem, percebi que você tem uma facilidade em relação ao ossos, de compreender e relembrar sobre, as vezes é porque você já estudou sobre isso né. Mas enfim, ficou bom. Quem postou foi o João ou o Júnior?

    ResponderExcluir

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.