Dia 05/11- Nossa terceira aula de consciência corporal.
Começamos com uma apresentação do aluno Adriel, monitor
dessa disciplina. Foi nos explicado que o monitor pode participar da aula de
várias maneiras, diretamente ou indiretamente. Ele pode escolher se vai
participar das atividades propostas, observar o desenvolvimento da aula e a
conduta da professora, estudar o andamento dos alunos, complementando assim, seu
próprio aprendizado.
A professora Renata, usando a postagem deste blog, do dia
02/11, nos guiou por uma breve sessão de questionamentos e esclarecimentos a
respeito de tal postagem, que se tratava das atividades do dia 29/10 nessa
mesma disciplina. Após essa sessão, tivemos um rápido intervalo para que
começassem os exercícios do dia.
Com um caminhar pela sala, exercício característico de atividades
teatrais, começamos a aula prática, e ao
sinal da mestra, paramos. De olhos fechados, seguindo as instruções da professora, começamos um exercício para
representação do som de uma chuva no cerrado. Com nossas mãos, dando tapas em
nossos corpos, começavamos o som de um leve chuvisco, e, seguindo o som que o
grupo fazia, aumentavamos a intensidade dos tapas, fazendo parecer o som de uma
forte chuva, que após breve período, voltava a ser um chuvisco. Repetimos esse
exercício cinco vezes, nas três primeiras vezes, com a sequência: chuvisco,
forte chuva e chuvisco novamente, sem interrupções. Nas duas últimas, havia uma
pausa definitiva entre as repetições finais. Este processo nos ajudou a ter uma percepção maior do grupo como algo único e, também, sensibilizar a pele, nos preparando para o próximo exercício.
Chegando ao fim do exercício, a mestra nos passou uma
pequena, mas importante atividade: Anotar, transcrever, em nossos
cadernos/folhas, as nossas percepções dos exercícios propostos. Nossa pele, o
chão, a respiração, nosso corpo, todos foram tópicos apresentados para
anotação, e posteriormente, a discussão em grupo, onde opiniões e pontos de
vista sobre os exercícios do dia foram apresentados, concluindo mais uma aula
de Consciência Corporal.
Gustavo, acho que você poderia comentar sobre quais eram os objetivos de fazer o exercício da chuva. Também faltou descrever aquela parte (entre este exercício e o das alavancas) em que nós de olhos fechados fomos sentindo o ambiente, emitindo sons, de acordo com a respiração etc.
ResponderExcluirObrigado pelo feedback Camila, fiz uma edição com os pontos que você mencionou, agradeço o toque, visto que havia me esquecido de alguns pontos!
ResponderExcluirGustavo, obrigada por descrever uma aula de maneira tão detalhada e empolgante. Gostaria apenas de acrescentar que neste momento: "Após essa parte do exercício, e com a instrução da mestra, começamos a ‘empurra-lo’, fazendo com que nos movessemos, como uma alavanca. Seguindo esse exercício de ‘empurrar’, fomos direcionados a tentar criar pontos de apoio utilizando partes do corpo, como por exemplo: se apoiar em seu joelho esquerdo e cotovelo direito, sustentando o resto do seu corpo nessa posição." você poderia ter esclarecido que nosso trabalho era em função do chão, no mais, meus parabéns e até a próxima.
ResponderExcluirKárita, muito obrigado pela observação. Editei essa parte do texto para que ficasse mais claro que o ato de 'empurrar' se diz respeito ao exercício ainda no chão. Agradeço!
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