sábado, 18 de janeiro de 2014

Aula do dia 14 de janeiro - Turma integral

  

Iniciamos nossa aula de Consciência Corporal do dia 14 de janeiro de 2014 com um roda de conversa, na qual foi pedido para que cada aluno fizesse uma breve apresentação de si para o professor Jarbas, que substituirá a professora Renata durante seu período de afastamento. Em seguida, o novo professor se apresentou, citando alguns métodos importantes de aula, foram eles:










1- Presença. Corpo e alma;
2- Estarmos sempre inteiros no trabalho, atentos ao que vai acontecer/prontidão;
3- Nunca fazer os exercícios propostos pela metade, reconhecendo os limites do próprio corpo;
4- Hidratar, sempre beber água;
5- Priorizar a comunicação visual, percebendo primeiramente o "eu", para depois observar o outro.
Partindo para os exercícios experimentais, fizemos primeiramente um alongamento para que o nosso corpo voltasse a se acostumar com a prática, já que a maioria dos alunos ficaram sedentários durante todo o período de recesso. Neste, cada um deveria se deitar no chão, de uma maneira confortável, sempre sentindo a respiração, pensando no corpo como um balão que se enche na inspiração e murcha na expiração, até sentirmos todas as partes do corpo "coladas" ao chão. Posteriormente, ficaríamos em uma posição fetal e então, fomos orientados a nos levantarmos, "empurrando o chão", criando pontos de apoio, experimentando movimentos, lubrificando assim as articulações do corpo. Em seguida, passamos por uma série de alongamentos.




















  Após um breve intervalo, fomos para uma segunda prática, na qual trabalhamos a respiração diafragmática. Foi explicado pelo professor que, na respiração devemos primeiro direcionar o ar inspirado para o diafragma e depois para os pulmões, e na hora da expiração, soltar primeiramente o ar dos pulmões e logo, o ar do diafragma. Depois do entendimento prático dessa atividade, fomos novamente para o chão experimentar novos movimentos, porém, desta vez, respirando pelo diafragma. Fizemos também um exercício no qual deveríamos dar pequenos pulos, primeiramente dando dois pulos na inspiração e expirando em quatro pulos, em seguida, inspirando novamente em dois pulos e expirando em quatro, e finalmente, inspirando em dois e expirando em oito, sendo que, em cada pulo a liberação de ar deveria ser proporcional aos demais pulos da expiração.


































  Ao final da aula, voltamos a nossa freqüente roda de conversa, e algumas perguntas nos foram questionadas pelo professor Jarbas. "Como está seu corpo?", "Como foi sentir a anatomia da respiração no corpo?". As respostas foram semelhantes, a maioria dos alunos se sentiram exaustos e cansados. Concluímos que a respiração é muito importante, porque além de nos proporcionar a partitura vocal, nos proporciona também a partitura corporal. Assim, terminamos mais uma aula de Consciência Corporal. 


Tamara Dos Anjos Garcia.





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