segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A Mulher Desencarnada

um ano de 2014 cheio de realizações, saúde e poesia

A aula do dia 07 de janeiro é a leitura do texto do neurologista Oliver Sacks chamado "A Mulher Desencarnada", capítulo 3 do livro O Homem que Confundiu sua Mulher com um Chapéu.

Atividade de leitura e escritura

 A atividade proposta para a leitura de “A Mulher Desencarnada”, texto de Oliver Sacks está estruturada em questões que devem ser respondidas no Caderno do Eu. As questões servirão de estímulo para a inclusão do conceito de propriocepção no trabalho final. Sendo assim, não há trabalho para entregar para a professora. Há trabalho para exercitar o raciocínio e estimular a relação da prática com as leituras, como mais um passo em direção ao texto acadêmico sobre o processo de cada um.

O instrumento “Diário de Leitura” como ferramenta para entender e pensar um texto em relação às experiências e outras leituras foi utilizado em duas atividades orientadas anteriores, uma em sala de aula e outra “para casa”.  A partir de agora, a utilização do diário de leitura do modo como foi orientado e/ou as adaptações da proposta a partir do interesse e modo de aprendizagem específico fica a cargo de cada estudante.

O texto de Oliver Sacks deverá ser lido e depois as questões numeradas abaixo serão discutidas em pequenos grupos de, no máximo, quatro estudantes. A formulação do texto que responde as questões, entretanto, deve ser individual e ser parte do Caderno do Eu.

1) Escreva a referência bibliográfica do livro dentro das normas da ABNT, veja o exemplo abaixo:
VEIGA, I.P.A.; CARDOSO, M, H, F. (Org.). Escola fundamental: currículo e ensino. Campinas: Papirus, 1991.
2) Descreva detalhadamente três desvelamentos de percepção do seu corpo, vividos neste semestre, que você não percebia antes das aulas de consciência corporal que estavam ocultos pela familiaridade.
3) Descreva com outras palavras os seguintes movimentos de Cristina:
               “mãos que ‘vagueavam’”
               “seu corpo ‘cedia’”
               “voz arrastada, fantasmagoricamente monótona”
4) Construa o processo neuro motor da propriocepção a partir da leitura do texto.
5) Qual a espacialidade do Dr. Oliver Sacks? Quais especialistas foram convocados para discutir o caso com ele?
6) Encontre no texto e transcreva as definições e as descrições da propriocepção.
7) Quais os sentidos que Cristina utilizou para recuperar o movimento e que compensaram a falta da propriocepção? Você reconhece o uso destes sentidos em você que auxiliam na criação de movimentos improvisados? Explique.
8) Faça uma lista das palavras desconhecidas, procure-as no dicionário e faça um glossário.

Bom trabalho,

Profa Dra Renata Meira

Para colaborar no entendimento do processo neuro sensorial da propriocepção, podemos consultar o website de apoio da aula sobre propriocepção do Prof. Dr. Felipe P. Carpes da Universidade Federal do Pampa.

Um comentário:

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