sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Aula do dia 14 de Janeiro - Turma Noturna

                No dia 14/01 tivemos nossa primeira aula com o professor Jarbas. Ele iniciou a aula explicando os métodos utilizados durante as aulas, pediu que nos apresentássemos e perguntou se tínhamos alguma experiência no teatro e o que procurávamos nesse curso.  Então, ele explicou o que, como professor quer para as aulas:

·     -  Presença de corpo e alma;
    - Atenção ao que vai acontecer e prontidão;
·     -  Nunca fazer os exercícios pela metade e sim por completo;
·     - Que deixemos os problemas do lado de fora da sala.

          Depois, pediu para que deitássemos no chão e ao som de uma música suave, relaxássemos e sentíssemos nosso próprio corpo, percebendo diferentes formas de nos alongar. Depois, ele fez um exercício para que aquecêssemos nosso corpo a partir de nós mesmos. Funciona assim: emanar calor para o resto do corpo a partir do tórax. Passamos então a emanar esse calor pela sala, nos movimentando por ela. Andávamos tentando ocupar os espaços da forma mais homogênea possível. Quando ele batia uma palma, parávamos e observávamos como estava a ocupação do espaço. Voltávamos a andar pelo espaço, correndo ou não, mas tentando o máximo possível ocupar o espaço de forma satisfatória, isso foi feito por volta de 5 vezes.
                Já bastante aquecidos e após um pequeno intervalo, nos alongamos. O alongamento foi mais fácil pra alguns e mais difícil pra outros. Mas depois, percebeu-se uma impressão geral de mais leveza, embora alguns tenham sentido dores e pesos. Depois de alongar, nós exercitamos o que segundo Jarbas era a proposta da aula: a respiração. Primeiro tentamos encontrar nosso diafragma com movimentos de respiração forte e o Jarbas explicou o que ele é. Segundo ele, um músculo que se encontra mais ou menos 3 dedos abaixo do esterno e que passa também pelas costas, que nos auxilia na respiração. Segundo o site infoescola:

O diafragma é um músculo estriado esquelético que separa a cavidade abdominal da torácica e é o principal responsável pela respiração nos seres humanos. Está presente em todos os mamíferos e em algumas aves.

Nos humanos, este músculo está localizado junto às vértebras  lombares, às costelas inferiores e o esterno e, ligando-se a estas estruturas através de tendões periféricos. Apresenta-se recoberto pelo peritônio em sua parte inferior, em sua parte superior, é adjacente à pleura parietal.


                 Vejam aqui um vídeo que demonstra o funcionamento do diafragma.

                Depois que cada um encontrou seu diafragma, o professor colocou uma música e nós fizemos movimentos com o corpo nos diferentes níveis do espaço e do nosso corpo: chão, nível médio e nível alto. Logo após, fizemos o mesmo exercício, porém tentando fazer com que a respiração direcionasse os nossos movimentos. Numa conversa em roda após esse exercício, houve o comentário de que aquilo causou exaustão e que nunca houve um exercício, naquela aula, que causasse tanto cansaço. Deixar com que a respiração trouxesse presença aos movimentos pareceu demandar muita energia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.