quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Avaliação Processual

Conforme acordado em aula, segue as orientações para a avaliação processual que iniciamos em sala. Esta atividade, complementar à atividade realizada em sala e coletivamente, é uma parte da avaliação que não vale nota, mas é uma importante fase para que cada um perceba como está seu desempenho na disciplina. Ao final da proposta, é solicitado que cada um dê uma nota a si mesmo. É um exercício para valorar sua participação, registrar parâmetros e exercitar a análise avaliativa.

Leve suas considerações por escrito para entregar na próxima aula.
Bom trabalho!!


Pegue seu caderno do eu e faça uma reflexão sobre sua evolução – transformação – e escreva considerando:
De modo geral, uma avaliação corporal: o que você descobriu com as atividades e reflexões das aulas? Como e o que foi mudando? Estas mudanças percebidas nas aulas te levaram a outras atitudes fora das aulas? Quais? Você se percebe diferente hoje?

Mais especificamente reflita sobre sua participação na disciplina a partir dos objetivos:
-          Realizar movimentos com consciência corporal, considerando os aspectos exterior e interior do corpo;
-          Reconhecer as capacidades e limites físicos e expressivos tendo como base a anatomia do corpo em movimento e a coordenação motora;
-          Criar e estimular movimentos enfatizando a percepção das sensações, emoções, imagens, pensamentos e memórias correlacionadas;
-          Selecionar exercícios e estímulos de movimento adequados às suas especificidades corporais.
-          Relacionar a Consciência Corporal às atividades teatrais.

Conhecimento objetivo:
Você sabe o que é e para que serve os tendões, ligamentos, músculos e articulações?
Você sabe localizar e sabe quais funções estruturais têm os ossos: ísquios, fêmur, escápulas, occipital, cóccix, ilíaco, sacro, clavícula, atlas, axis, maléolo, cuboides?
Você sabe localizar e o que é o metatarso, a coxo femural, as falanges, sifose, escoleose,

Colaboração – contribuição com o coletivo – qual sua parte? O que você tem feito?

Faça uma verificação de seu desempenho e esforço ao considerar as tarefas individuais e complementares às aulas que combinamos:
Caderno do Eu
Descrever cotidianamente as aulas de consciência corporal registrando suas sensações, pensamentos, imaginação, emoções e memórias.
Dar uma nota diária comentada para sua participação na aula – para subsidiar a auto avaliação e analisarmos o que se pensa sobre avaliação
Texto sobre o processo – a cada dia escrever para subsidiar o texto
Blog – descrever uma aula no semestre – ler e contribuir para a descrição dos colegas. Acompanhar o blog para enriquecer seu Caderno do Eu.
Procurar na página da Abrace dois textos que tem relação com as aulas e postar no blog.
Responda:
Como está seu caderno do eu? O que você criou de interessante? O que falta para ficar bom?
Sobre as postagens já realizadas:  Quais os diferentes modos de descrever? Quais os apontamentos que você pode fazer para melhorar? O que você aprendeu ao ler as postagens que não havia entendido na aula?
Quais os temas que você encontrou nos textos da abrace? O que achou interessante? O que complementou seu conhecimento aprendido em aula? O que te confundiu mais ainda?
Concluindo sua avaliação processual considerando os critérios: 
empenho,
conhecimento,
desenvolvimento,
contribuição pro grupo e para os colegas.

Considere sua frequência, seu empenho, desenvolvimento e contribuição para o grupo e para os colegas e escreva:
Você considera sua participação na aula boa, média ou ruim?
Quais as boas atitudes que devem continuar a ser feitas ou ser inseridas na segunda metade do semestre?
Avalie suas ações corporais  e responda:
Em que você pode melhorar e é simples?
Em que você precisa melhorar e é difícil?
Você tem assimilado os nomes e funções das estruturas corporais estudadas?
Sobre os temas abordados na aula, responda em relação ao seu processo?
Quais você avalia como conquistas ou descobertas positivas?
Quais você avalia como desafios a serem trabalhados?
Se você tivesse que se dar uma nota de 0 a 10 pelo primeiro bimestre que nota você se daria?

Escreva uma justificativa curta.

Um comentário:

  1. Achei muito legal Mariana o modo como você brincou com o texto mostrando em parenteses ou travessão as suas frases proprias com ideias se distanciando de você mesma como autor(a). Apenas alguns erros ortograficos corrigidos e analisados hoje na sala de aula, mas achei bem interessante e completo.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.