segunda-feira, 11 de março de 2013

Aula do dia 04/02

A aula se inicia com uma dinâmica diferente de todas as outras já feitas ao decorrer do semestre.Inicialmente somos convidados a lavar as mãos e logo depois começamos a discutir e elaborar as direçoes que cada um, refletido com as posições, sentidos e junto com isso, a própria energia do corpo. Fomos elaborando juntos um processo no qual cada um relatava tudo o que o corpo sentiu desde a primeira aula e também tudo o que ele evoluiu. Foram relatados dores, prazeres, sentidos contrários, opostos e também ações que antes o corpo desconhecia e hoje já era fácil de se ver e de pegar.

Falamos com o corpo todo: voz, fala, gestos, expressão corporal,emoção. Tudo interligado a linguagem e à palavra. O pensamento e o sentimento são extravasados por gestos sim, é preciso observar dimensões e limites. Os gestos enfatizam a expressão corporal.


Julia Varley, Tage Larsen, Francis Pardeilhan e Silva Ricciardelli em "O Milhão - Primeira Viagem" - (1978, 1982 - 1984)


Começamos a aprender as dilatações do corpo, junto com as potências nervosas e muscular do ator, que segundo Eugênio barba tambem citado pela professora em sala de aula, corresponde a examinar os princípios pelos quais o ator pode modelar e educar sua potência muscular e nervosa.
Corpo Decidido
Diferente de decidir - eu não decido, já estou decidido. "Sats" é a palavra usada por Eugênio Barba para designar esta qualidade corporal: momento no qual se está a ponto de agir, o instante que precede a ação no espaço, quando toda a energia já está aí, preparada para intervir, porém suspensa, e compromete o corpo inteiro do ator

Oposição
Onde cada ação é iniciada na direção oposta à qual se dirige, como na Ópera de Pequim. O termo hippari hai (japonês) significa puxar para você alguém que por sua vez lhe puxa. No corpo do ator esta oposição encontra-se entre a parte superior e a inferior e entre a anterior e a posterior. Em Bali, os atores-bailarinos constroem a sua presença cênica através da dança das aposições entre o forte, duro, vigor (Keras) e o delicado, suave, terno (Manis). Na Índia, o princípio da oposição é chamado tribhangi, que significa três arcos e tem a forma de um "S" (cabeça, tronco, pernas). Esta oposição acontece também através do trabalho com a resistência; por exemplo, ao ir para frente, o corpo é puxado para trás; ao ir para trás, o corpo é puxado para frente; ao descer, o corpo é puxado para cima, e assim, com cada parte do corpo, com as pequenas partes. A oposição entre uma força que empurra a ação e outra que a retém - uma série de regras que contrapõem uma energia usada no espaço a uma energia usada no tempo, é como se a ação não terminasse ali onde o gesto se detém no espaço, mas continuasse muito mais além.


"Um corpo - em- vida dilata a presença do ator e a percepção do espectador (...) o corpo dilatado é acima de tudo um corpo incandescente.'' Eugênio Barba
Falamos com o corpo todo: voz, fala, gestos, expressão corporal,emoção. Tudo interligado a linguagem e à palavra. O pensamento e o sentimento são extravasados por gestos sim, é preciso observar dimensões e limites. Os gestos enfatizam a expressão corporal.

Logo depois fomos convidados a examinar com as próprias mãos os sentidos por dentro da boca, chegando a conhecer lugares e alguns órgãos  que antes muito de nos nao conhecíamos.

Já no final com uma experiência mais qualificada em torno da área facial, junto com a suas ações musculares, nos direcionamos até o espelho da sala de aula e começamos a fazer diversos tipos de brincadeira com a própria face, na qual tínhamos que elaborar três tipos de sentidos com ela, que deixasse ela grande, larga e também com um conceito de mais reduzida. Após descobrimos isso em torno do espelho nos separamos pela sala e começamos a praticar.



/Aryel F. Oliveira




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