quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A respiração no alongamento e o sistema respiratório

Antes de tudo vou falar sobre o sistema respiratório: 

Na respiração ocorrem dois tipos de movimento: a inspiração e a expiração de ar. Na inspiração, o ar atmosférico penetra pelo nariz e chega aos pulmões; na expiração, o ar presente nos pulmões é eliminado para o ambiente externo.
O ar entra em nosso corpo por duas cavidades existentes no nariz: as cavidades nasais direita e esquerda. Elas são separadas completamente por uma estrutura chamada septo nasal; comunicam-se com o exterior pelas aberturas denominadas narinas e com a faringe pelos cóanos.  As cavidades nasais são revestidas internamente pela mucosa nasal. Essa mucosa contém um conjunto de pelos junto as narinas e fabrica uma secreção viscosa chamada muco.
O sistema respiratório humano é formado pelos seguintes órgãos: 
narizfaringelaringe, traqueia, brônquios, pulmões e diafragma

 Diafragma: 


O diafragma é um músculo estriado esquelético extenso que separa a cavidade torácica da abdominal. Ele é muito importante no processo de respiração dos seres humanos. Nos seres humanos, o diafragma localiza-se junto às vértebras lombares, as costelas inferiores e ao esterno. Conta com três aberturas principais que possibilitam a passagem do esôfago, nervos, artéria aorta, vasos do sistema linfático e vasos do tórax. Nos seres humanos, este músculo possui aspecto rugoso e está voltado para cima, sendo que sua parte anterior está mais elevada que a posterior.


Pulmões:

Os pulmões são órgãos que fazem parte do sistema respiratório dos seres humanos. 
 A função dos pulmões é as trocas gasosas entre o sangue e o ambiente são realizadas pelos pulmões. Essas trocas gasosas ocorrem nos alvéolos pulmonares. Neste processo ocorre a entrada de oxigênio na hemoglobina do sangue e a consequente formação da oxiemoglobina. Por outro lado, ocorre a liberação do gás carbônico (dióxido de carbono).
 Vale lembra que o ar entre e sai dos pulmões graças ao relaxamento do diafragma, através do processo de inspiração (entrada do ar) e expiração. 




Brônquios:

Nos seres humanos, assim como nos mamíferos, os brônquios são tubos cartilaginosos cuja função é levar ar aos pulmões. Logo, podemos dizer que os brônquios são as entradas dos pulmões. Em sua parte inferior a traqueia se divide em dois brônquios (direito e esquerdo).
A função é Conduzir o ar que respiramos até os alvéolos pulmonares nos pulmões. Portanto, os brônquios são de extrema importância no processo respiratório.


Nariz: 

A função básica do nariz é aprontar o ar que respiramos para que ele possa chegar aos pulmões em boas condições de realizar a troca gasosa, cabendo a ele a função de umidificar, aquecer e filtrar o ar inspirado. 

Faringe

 É um canal comum aos sistemas digestório e respiratório e comunica-se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.


Laringe

 É um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço, em continuação à faringe. O pomo-de-adão, saliência que aparece no pescoço, faz parte de uma das peças cartilaginosas da laringe.
A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma espécie de “lingueta” de cartilagem denominada epiglote, que funciona como válvula. Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote. Isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias.



Tráqueia:

 É um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro por 10-12 centímetros de comprimento, cujas paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos. Bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios, que penetram nos pulmões. Seu epitélio de revestimento muco-ciliar adere partículas de poeira e bactérias presentes em suspensão no ar inalado, que são posteriormente varridas para fora (graças ao movimento dos cílios) e engolidas ou expelidas.  


Agora, que sabemos tudo que envolve nossa respiração, pesquisei um pouco sobre a importância dela para o alongamento, Tão importante quanto alongar-se é respirar corretamente. Na correria do dia a dia até nos esquecemos de respirar, nem pensamos como estamos respirando. A vida sedentária aliada ao estresse e à ansiedade implica diretamente na respiração, que se tornou mais rápida, curta e feita geralmente pelo tórax. 
A respiração torácica leva menos oxigênio ao organismo, além de agravar os sintomas da ansiedade e do estresse, pois a respiração rápida aumenta os batimentos cardíacos. Por outro lado, quem consegue praticar a respiração diafragmática consegue oxigenar melhor o sangue, acalmar a mente e relaxar o corpo. 
Respirar pelo diafragma é importante, pois quando o ar é inspirado ele desce favorecendo a expansão do abdômen e na expiração ele sobe, comprimindo os pulmões e ajudando na expulsão do ar. Os benefícios desse tipo de respiração são muitos, como por exemplo, o aumento da capacidade dos pulmões, que praticamente dobra, além de maior oxigenação no cérebro e em todas as partes do corpo. 
Puxar o ar pelo nariz e soltá-lo pela boca eleva a oxigenação dos músculos, deixando-os relaxados. Isso facilita o ato de alongar.

Inté!

3 comentários:

  1. Renata Meira, o meu post ficou com formatos de letras diferentes, mas não sei o motivo. Por mais que formate ele com o formato de letra igual ele não fica quando eu posto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes é difícil mesmo, há algumas configurações nos textos de origem vinculadas que não conseguimos alterar. O melhor é organizar o texto fora do blog e postar depois de pronto.

      Excluir
  2. Lendo e refletindo sobre o tema aquecimento e alongamento, não trago questões científicas que acrescentem dados novos aos já apresentados. Ele deve ser percebido e compreendido, buscando sempre conhecer a sensibilidade dos seus limites e as possibilidades de sua transcendência. Penso o corpo como um espaço cênico, que possui suas "engrenagens" próprias para movimentos performáticos,ou não. Reflito o corpo como um espaço onde circula a vida em forma de energia, sensações, emoções, vibrações. Dessa forma penso na sua elasticidade pelos excessos extremos: ficar parado por muito tempo ou movimentar-se por tempo demais. Minha abordagem a respeito do tema estudado gira em torno das repetições e as constâncias, variáveis conforme o movimento consciente ou inconsciente. Nesse sentido, o autoconhecimento é a ferramenta ideal para criar um ponto de equilíbrio ideal. Dessa forma o aquecimento não "derrete" a elasticidade, como esta não fica "travada" por encontrar-se em um corpo frio demais.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.