Aquecimento e Alongamento.
O aquecimento consiste em movimentos repetitivos e rápidos que aumentam a temperatura do corpo preparando-o para a pratica esportiva. Ele é responsável por aumentar a ccrculação sanguínea, melhorar o desempenho durante o treino, lubrificar as articulações, prevenir lesões e deixar o corpo mais flexível. Já o alongamento, um movimento lento que busca a elasticidade máxima do músculo, ajuda a reduzir a dor muscular e acelerar a recuperação.
O aquecimento além de prevenir lesões favorece o alongamento e garante melhor vibração nas pregas vocais e melhora nos aspectos como o ritmo e velocidade.
Mobilidade articular.
A mobilidade articular é a capacidade do corpo executar movimentos de pequena e grande amplitude livres de qualquer restrição. Restrição mobilidade está relacionada com a articulação.
Tônus Corporal.
O tônus corporal é a tensão de repouso e reatividade ao alongamento passivo. É o grau de contração mínima permanente ao músculo.
Tensão e Rigidez Muscular.
Ttensão é um acúmulo dde estresse excesso nos treinos, mal humor, irritabilidade. Todos os acúmulos causam tensão e estresse.
A rigidez muscular é aa consequência da tensão, é um sintoma que ocorre quando os músculos não podem se mover rapidamente.
Performance muscular e Performance teatral.
Na performance teatral são trabalhados diversos jogos teatrais os quais são necessários uma maior flexibilidade do ator e a performance muscular proporciona uma musculatura melhor com mais facilidade de movimentos.
Flexibilidade.
Capacidade dos tecidos corporais esticarem sem danos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.
Neuromuscular
A interação entre o sistema nervoso e o sistema muscular é conhecido como sistema neuromuscular. O mecanismo de contração muscular tem início nno sistema nervoso, através da liberação de neurotransmissores que são produzidos pelo sistema nervoso.
A educação física e o Teatro
A educação física e o teatro tem em comum o trabalho com o corpo e a exploração dos gestos, movimentos e limites pessoais, desde um simples gesto ao mais complexo, a diferença é que no teatro são utilizados ooutros intuitos e objetivos, como expressar e impressionar o outro, apresentar em lugares como praças, feiras e teatros, com o intuito de entretenimento, já na educação física são conteúdos como ginástica, competições, brincadeiras.
Amplitude Articular
Termo utilizado para descrever o grau de amplitude que uma articulação sinovial consegue atingir. É um parâmetro comunente utilizado na semiologia fisioterapeuta para avaliar funcionalmente um membro ou determinada articulação.
Alterações fisiológicas do aquecimento.
• Aumento da taxa metabólica
• Aumento de fluxo sanguíneo local
• Melhoria da difusão do oxigênio disponível nos músculos.
• Aumento da quantidade de oxigénio disponível nos músculos.
• Aumento na velocidade de transmissão do impulso nervoso.
• Diminuição do tempo de relaxamento muscular após contração.
• Aumento da velocidade e da força de contração muscular.
• Melhorias na coordenação.
• Aumento da capacidade das articulações a suportar carga.
Sara Stéfanni
Turma Y
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.