quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Investir no alongamento.

O alongamento é muito utilizado para aquecimento nas mais diversas práticas de atividade física, geralmente com objetivos de  aquecimento geral, meio para evitar lesões e meio para melhorar a performance.
 De acordo com Hernandes Jr. Os métodos de alongamento para desenvolver a flexibilidade podem ser divididos em:
  • Método Estático, onde não se utiliza força externa, por exemplo, a ajuda de um companheiro para a execução de seus exercícios.
  • Método Balístico, caracterizado pela movimentação da articulação, para que a mesma atinja o máximo possível de amplitude no movimento.
  •   Método Ativo, caracterizado pela utilização da força muscular das diferentes musculaturas para que se atinja o máximo de amplitude em um movimento controlado, sem a utilização de força externa.Método Passivo, quando há a utilização de força externa para auxiliar a atingir o máximo de amplitude no movimento.( O que pode acarretar em lesões musculares)
  •   Método da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva, que consiste, basicamente, no relaxamento do músculo antagonista durante a contração do agonista.
 Mas e no teatro qual a importância do alongamento? A ideia principal por trás da prescrição de alongamentos é ter um músculo mais flexível e menos chances de se lesionar, com o artista mais flexível, é grande as possibilidades de movimentos e mobilidades, O objetivo é a redução da tensão muscular, que promove movimentos mais soltos, e não em esforço concentrado, 


Fontes:
Blog - Bolshoi Brasil
site - Oficina corpo e arte.
sIte -  Efdeporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.