A mobilidade é a capacidade de o corpo executar movimentos de pequena e grande amplitude, livres de qualquer restrição. A mobilidade está relacionada com a articulação. Já a flexibilidade relaciona-se com tecido mole, principalmente os músculos. Para que um segmento corporal desempenhe bem o seu papel biomecânico e funcional é necessário que o componente osteocinemático e artrocinemático estejam em plena sintonia.
A mobilidade articular é a movimentação do corpo
Mobilidade osteocinemática
Está relacionada com os movimentos corporais de grande amplitude (Ex: Flexão de joelho, extensão do cotovelo, rotação da cervical, etc.). São movimentos executados de forma ativa e também são conhecidos como movimentos fisiológicos.
Mobilidade artocinemática
Os movimentos artrocinemáticos são os movimentos que ocorrem no interior da articulação e, eles descrevem a distensibilidade na cápsula articular, permitindo que os movimentos fisiológicos ocorram ao longo da amplitude de movimento sem lesar as estruturas articulares. Esses movimentos não podem ser realizados ativamente pelo paciente. São cinco os movimentos artrocinemáticos: giro, rolamento, tração, compressão e deslizamento. Também é conhecido como movimento acessório.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO.
Renata Meira (org.) e estudantes de Artes Cênicas da Universidade de Évora. Espaço de socialização de atividades, referências e reflexões de disciplinas de estudos do corpo em cursos de Artes Cênicas no Ensino Superior. Em 2019 está sendo realizada a disciplina Teatro Físico na Universidade de Évora. Este blog divulga as atividades das disciplinas de corpo do Curso de Teatro do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia desde 2007.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
faniordeoliveira@gmail.com
ResponderExcluir