Tudo que percebi conversando com pessoas e assistindo alguns vídeos de alongamento no circo, foi que:
O alongamento e o aquecimento na educação física ou em atividades físicas cotidianas, tem a função
apenas de prevenir lesões e preparar o corpo para atividades mais exaustivas e ou repetitivas; já no teatro o aquecimento e o alongamento pelo que percebi tem a função de revelar o corpo do próprio ator para o próprio ator, identificar "problemas" e ou limites naquele momento e se auto conhecer, talvez o alongamento e aquecimento possa ter a função também de descoberta de movimentos de possibilidades, e esta preparando o ator de uma forma mais "poética", por exemplo um nadador alonga e aquece os braços para evitar um câimbra ou um desgaste, no teatro o ator alonga e aquece por exemplo as pernas não para correr mas para se "alinhar" com suas pernas.
Penso que o alongamento e aquecimento no teatro seja um centralização do corpo com o ser consciente, ou seja sentir o corpo presente, enquanto em outros formas o alongamento e aquecimento tem a função prevenir problemas durante ou depois uma atividade física.
Renata Meira (org.) e estudantes de Artes Cênicas da Universidade de Évora. Espaço de socialização de atividades, referências e reflexões de disciplinas de estudos do corpo em cursos de Artes Cênicas no Ensino Superior. Em 2019 está sendo realizada a disciplina Teatro Físico na Universidade de Évora. Este blog divulga as atividades das disciplinas de corpo do Curso de Teatro do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia desde 2007.
terça-feira, 8 de setembro de 2015
alongamento e aquecimento - minha visão
Eu sou mais um nesse solo divino, pronto para alegrar por onde for convidado a passar, você pode me chamar que eu vou...
atoshahumana@hotmail.com
(037)9 84015728
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.