As postagens de Leiliane, Toshirol e Vitor serão nossos pontos de
partida para saber mais sobre alinhamento e aquecimento. Os textos trazem várias
indicações de conhecimentos que precisamos acessar para entender do assunto.
Faço algumas perguntas para que os colegas se inspirem em desenvolver temas complementares que ampliem as reflexões propostas. Para os autores eu faço orientações na própria postagem por meio de comentários específicos. Fiquem atentos nestas orientações e retrabalhem seus textos.
1) O que é tônus postural?
2) Quais as diferenças entre tensão e rigidez
muscular?
3) O que é mobilidade articular?
4) Quais as diferenças entre alongamento e
aquecimento?
5) Que outros objetivos tem o aquecimento no teatro alem de aquecimento geral e meio de evitar lesões?
6) A noção de termo performance muscular remete-se a performance teatral?
7) O que é flexibilidade?
8) Como funciona o sistema neuromuscular?
9) Quais as semelhanças e diferenças entre as atividades corporais na educação física e no teatro?
10) O que é amplitude articular?
11) Quais são as alterações fisiológicas do aquecimento?
7) O que é flexibilidade?
8) Como funciona o sistema neuromuscular?
9) Quais as semelhanças e diferenças entre as atividades corporais na educação física e no teatro?
10) O que é amplitude articular?
11) Quais são as alterações fisiológicas do aquecimento?
Aquecimento e Alongamento.
ResponderExcluirO aquecimento consiste em movimentos repetitivos e rápidos que aumentam a temperatura do corpo preparando-o para a pratica esportiva. Ele é responsável por aumentar a ccrculação sanguínea, melhorar o desempenho durante o treino, lubrificar as articulações, prevenir lesões e deixar o corpo mais flexível. Já o alongamento, um movimento lento que busca a elasticidade máxima do músculo, ajuda a reduzir a dor muscular e acelerar a recuperação.
O aquecimento além de prevenir lesões favorece o alongamento e garante melhor vibração nas pregas vocais e melhora nos aspectos como o ritmo e velocidade.
Mobilidade articular.
A mobilidade articular é a capacidade do corpo executar movimentos de pequena e grande amplitude livres de qualquer restrição. Restrição mobilidade está relacionada com a articulação.
Tônus Corporal.
O tônus corporal é a tensão de repouso e reatividade ao alongamento passivo. É o grau de contração mínima permanente ao músculo.
Tensão e Rigidez Muscular.
Ttensão é um acúmulo dde estresse excesso nos treinos, mal humor, irritabilidade. Todos os acúmulos causam tensão e estresse.
A rigidez muscular é aa consequência da tensão, é um sintoma que ocorre quando os músculos não podem se mover rapidamente.
Performance muscular e Performance teatral.
Na performance teatral são trabalhados diversos jogos teatrais os quais são necessários uma maior flexibilidade do ator e a performance muscular proporciona uma musculatura melhor com mais facilidade de movimentos.
Flexibilidade.
Capacidade dos tecidos corporais esticarem sem danos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.
Neuromuscular
A interação entre o sistema nervoso e o sistema muscular é conhecido como sistema neuromuscular. O mecanismo de contração muscular tem início nno sistema nervoso, através da liberação de neurotransmissores que são produzidos pelo sistema nervoso.
A educação física e o Teatro
A educação física e o teatro tem em comum o trabalho com o corpo e a exploração dos gestos, movimentos e limites pessoais, desde um simples gesto ao mais complexo, a diferença é que no teatro são utilizados ooutros intuitos e objetivos, como expressar e impressionar o outro, apresentar em lugares como praças, feiras e teatros, com o intuito de entretenimento, já na educação física são conteúdos como ginástica, competições, brincadeiras.
Amplitude Articular
Termo utilizado para descrever o grau de amplitude que uma articulação sinovial consegue atingir. É um parâmetro comunente utilizado na semiologia fisioterapeuta para avaliar funcionalmente um membro ou determinada articulação.
Alterações fisiológicas do aquecimento.
• Aumento da taxa metabólica
• Aumento de fluxo sanguíneo local
• Melhoria da difusão do oxigênio disponível nos músculos.
• Aumento da quantidade de oxigénio disponível nos músculos.
• Aumento na velocidade de transmissão do impulso nervoso.
• Diminuição do tempo de relaxamento muscular após contração.
• Aumento da velocidade e da força de contração muscular.
• Melhorias na coordenação.
• Aumento da capacidade das articulações a suportar carga.
Sara Stéfanni
Turma Y