quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Um pouco sobre aquecimento, alongamento e flexibilidade.

O aquecimento e o alongamento são fatores importantes nas práticas esportivas, pois eles ajudam na prevenção contra lesões, aumentam a flexibilidade e deixa o corpo mais relaxado e solto.

Mas qual é a diferença entre aquecimento e alongamento?

A diferença entre elas são:
O aquecimento consiste em movimentos repetitivos e rápidos, que aumentam a temperatura do corpo, preparando-o para a prática esportiva. Ele é responsável por aumentar a circulação sanguínea, melhorar o desempenho durante o treino, lubrificar as articulações, prevenir lesões e deixar o corpo mais flexível.
O alongamento tem como objetivo preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja, o alongamento proporcionará ao atleta um maior desempenho nas articulações o que fará com que o seus movimentos sejam eficientes de acordo com a atividade. Além dos mais, o alongamento proporciona benefícios para o corpo, por exemplo: corrige a postura, reduzem lesões, relaxam o corpo, ativam a circulação sanguínea e dentre outras.

E o que é flexibilidade?

Podemos definir flexibilidade como a disponibilidade de uma articulação em ser movimentada ao longo de toda a amplitude natural do movimento. É uma característica própria de cada articulação, e depende não só desta como também do seu tecido circundante, nomeadamente ligamentos, músculos e tendões. É parcialmente condicionada pelo componente genético do indivíduo.

Nota: Recomendo o livro Alongamento para todos do Autor Geoffroy, Christophe. Nele contém vários exercícios de alongamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.