quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O corpo fala, o corpo pensa, o corpo, o corpo, o corpo...



"Sem o corpo físico, não podemos existir nem viver."




Berta


Objetivos da Eutonia (eu- bom,ótimo, harmonioso; tônus- tensão: boa tensão):

  • Ter a tão sonhada tensão harmoniosa, a boa tensão corporal

  • Conseguir a regularização do tonus muscular, com essa regularização o ator "poderá atuar com o tônus e a energia adequados e necessários a cada situação de sua vida, seja profissional, privada ou artística.";

  • Poder sentir a profundidade e intensidade de reações do corpo;
  • Ampliar o conhecimento corporal;
  • Obter saúde corporal adequada;

  • "Leva a pessoa ao contato com ela mesma, o auto conhecimento."

  • Desenvolver a confiança na percepção do seu próprio corpo.
A eutonia é realmente necessária no processo de aprendizagem do ator. Aliás tudo relacionado a corpo, até mesmo o próprio andar, ajuda nesse processo.

Tudo monta a textura do corpo...




Afinal todo e qualquer ser humano tem o sentido vital tato? Aliás, todo e qualquer ser humano tem o sentido vital tato consciente?

Todo e qualquer ser humano tem o tato, mas nem todos tem o dominio deste, ou seja, nem todos tem o tato consciente. Nem todos sabem observar seu corpo de uma maneira geral.




No momento da leitura procurei observar como meu corpo estava encostando na roupa, ou na cama em que estava deitado. E durante a semana, procurei também observar onde meu corpo encosta, onde é encostado. Tudo isso é completamente inovador para mim, todo esse conhecimento corporal.




Observei quando não estou consciente e quando estou consciente do meu tato, é uma sensação completamente diferente uma da outra.

Estou sentindo meu corpo como um todo em várias pequenas partes. Estou prestando atenção em todos os meus movimentos diários. Levo minha atenção, a árvoren em mim, na pessoa fumando, andando, sentando, em suas posições.

Estou me transformando num observador das coisas. De tudo.


E tudo esta sendo muito transformador.




Como se eu todo esse tempo estivesse preso dentro de mim e agora estou tentando sair.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.